Não são os poucos anos de existência que ditam as passadas, já largas, do Núcleo de Estudantes de Sistemas de Informação e o TSI.2Market, a grande atividade desenvolvida por este núcleo, é a prova disso. Num evento anual que procura aproximar os estudantes do mercado de trabalho, promovem-se ações de formação, workshops, desafios, sessões temáticas e networking, privilegiado com as melhores empresas ligadas às tecnologias de informação. Na última edição, decidiram inovar com o TechPaper: “Pegamos no desafio do peddypaper, mas transformámo-lo em tecnológico. Para ficarem apurados para a apresentação perante o júri, os participantes teriam ainda de falar com cinco empresas”, revela José Correia, Presidente do Núcleo. O objetivo? Motivar os alunos de todos os anos a quebrar o gelo e a conversarem com as empresas presentes no evento.
“Primeiro de fora e depois de dentro, e apesar de fazermos muitas atividades para os alunos e atrativas, víamos, às vezes, poucas pessoas nas atividades”. O núcleo reagiu, e através da dinamização das redes socias e da organização de atividades cada vez mais atrativas e interativas, conseguiu mudar este paradigma.
O sucesso dos alunos é o principal foco deste Núcleo. Organizando outras formações, procuram ir ao encontro das áreas de interesses dos alunos, mas também “recolhendo opiniões e até classificações de alunos, vemos que eles têm dificuldades em determinada área curricular e fazemos um workshop sobre isso”, clarifica o Presidente do Núcleo.