Descrição
Mestrado fornecendo um conhecimento aprofundado e compreensão das redes atuais focando os desenvolvimentos mais recentes de tópicos como:
(i) infraestruturas, tecnologias e protocolos de comunicação em redes fixas e móveis;
(ii) soluções tecnológicas para a integração de serviços;
(iii) serviços e aplicações de rede avançados;
(iv) gestão, segurança e monitorização;
(v) tendências atuais e desafios futuros no contexto das redes de computadores.
Este curso de mestrado aporta um importante valor acrescentado para os profissionais do sector das redes e telecomunicações, possibilitando o desenvolvimento inicial de investigação capaz de atrair estudantes, investigadores e empresas para o estudo e engenharia de soluções utilizando as tecnologias de comunicação adaptadas a redes fixas e móveis. Simultaneamente, pretende-se também capacitar e cativar alguns dos estudantes para a continuação de estudos avançados e para atividades de investigação sustentadas.
Na definição da estrutura curricular tomaram-se em consideração as orientações da Declaração de Bolonha, designadamente no que se refere à carga horária semanal e número de anos letivos. Definiram-se os seguintes princípios orientadores na definição da estrutura curricular:
a) Escolaridade máxima de 20 horas semanais, de forma a privilegiar o trabalho independente dos alunos;
b) Elevada componente prática integradora do curso, traduzida em unidades curriculares de índole laboratorial ou de projeto;
c) Acompanhamento tutorial de grupos de alunos;
d) Adoção de metodologias de acompanhamento e avaliação que induzam à motivação dos alunos. A estrutura curricular considerou os seguintes princípios orientadores:
a) 40 semanas de trabalho letivo, sendo 30 semanas de contacto por ano;
b) 1 Unidade de Crédito (ECTS) = 28 horas de trabalho;
c) Orientação tutória a grupos de alunos nos projetos.
Resultados de aprendizagem
A organização do ciclo de estudos privilegia a aquisição de competências técnicas e científicas nas seguintes vertentes:
1. Desenvolvimento das capacidades intelectuais e cognitivas dos mestrandos, nomeadamente a sua capacidade de análise, síntese, crítica, comunicação e inovação na área das Comunicações por Computador;
2. Desenvolvimento das capacidades de trabalho em equipa na perspectiva da identificação, análise, discussão e resolução de problemas decorrentes da prática profissional nesta área;
3. Aquisição de competências específicas em vários aspectos da engenharia das redes de comunicações fixas e móveis. Em particular, aquisição de:
3.1. conhecimentos profundos das tecnologias e protocolos atuais e emergentes em ambientes de redes fixas e móveis;
3.2. capacidade de análise, planeamento, implementação e desenvolvimento de redes de computadores e serviços de telecomunicações;
3.3. capacidade de identificação e avaliação de desafios e direções para o desenvolvimento de redes e serviços de próxima geração.
4. Desenvolvimento das capacidades para participar em atividades de investigação científica.
Acesso a estudos superiores
Este curso confere o grau de Mestre em Engenharia de Redes e Serviços de Telecomunicações, conferindo portanto a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de 3º Ciclo, nomeadamente a Cursos de Doutoramento em Engenharia Informática e de Telecomunicações.
Saídas profissionais
- Fornecedores de Serviço Internet,
- Operadoras de Telecomunicações (Móveis e Fixos),
- Planeamento e Gestão de Redes (públicas ou corporativas),
- Segurança de Redes e Serviços Cloud.