Plataforma iFlow finalista do Prémio Europeu de Excelência Logística Voltar

sexta-feira, 30/06/2017
A plataforma de gestão logística iFlow – desenvolvida pela Bosch Car Multimedia, em Braga, e pela Universidade do Minho – esteve entre as seis finalistas do Prémio Europeu de Excelência Logística, atribuído pela Associação Europeia de Logística (ELA). A cerimónia teve lugar no dia 1 de junho, em Bruxelas, Bélgica.
A plataforma iFlow foi inicialmente solicitada pela Bosch, no sentido de agregar informação relativa à logística. À semelhança do que acontece com outras empresas, são os fornecedores que fazem chegar à empresa a matéria-prima necessária à produção dos vários artigos. Contudo, a procura pela informação encontrava-se dispersa e era muito demorada, precisamente pela falta de uma plataforma agregadora, obrigando a empresa a levar a cabo uma série de procedimentos morosos em termos de tempo.

“A mais-valia desta ferramenta é dar uma interface única para que seja possível procurar informação logística. No caso da Bosch em particular, estamos a falar de um transporte de contentores com matérias-primas necessárias à produção. A informação estava dispersa e chegava de formas muito distintas”, realçou João Miguel Fernandes, investigador-sénior do centro ALGORITMI da EEUM, um dos coordenadores e representante da UMinho no projeto.

As indústrias procuram cada vez mais soluções que automatizem os seus processos. João Miguel Fernandes não tem dúvidas de que a plataforma iFlow está alinhada com os princípios da Indústria 4.0: “O conceito de Indústria 4.0 ambiciona conectar indústrias. Este conceito funciona quando temos processos que são automatizados entre organizações ou indústrias. Neste caso, os processos logísticos estão todos a ser automatizados e as máquinas estão a trocar informação umas com as outras, e essa informação é usada em níveis de decisão mais altos”. Desenvolvida em parceria com a UMinho no âmbito do projeto Human Machine Interface Excellence (HMI) – que terminou em julho de 2015 –, a iFlow ajuda a identificar matéria-prima que chega à fábrica. No seguimento deste projeto, a universidade está já a desenvolver um sistema que localiza a matéria-prima/produto dentro da fábrica. A partir daqui, vai ser possível rastrear estes elementos em tempo real entre a Bosch, os fornecedores e os transportadores, permitindo uma maior eficácia e rapidez na troca de informações.

“Os prémios são sempre interessantes porque são um reconhecimento do nosso trabalho, mas o objetivo principal deste projeto foi a construção de um sistema que fosse útil em contexto industrial e que já está a ser utilizado. Desse ponto de vista, estamos muito satisfeitos com o resultado final”, reforçou João Miguel Fernandes. A plataforma iFlow contou com a colaboração de diversos investigadores do Centro ALGORITMI da EEUM.

Em outubro de 2016, a iFlow já havia sido premiada na edição nacional do Prémio de Excelência Logística (PEL), entregue pela APLOG em parceria com a revista Logística Moderna.

+ info: http://www.elalog.eu/years-finalists-ela-awards-are ; http://www.bosch.pt/pt/pt/startpage_10/country-landingpage.php