Projeto SustIMS vence prémio GRAA 2017 na categoria de gestão de manutenção Voltar

quarta-feira, 25/10/2017
O projeto SustIMS resulta de uma parceria entre a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), a Universidade Nova de Lisboa e a entidade de infraestruturas rodoviárias, Ascendi. O prémio foi entregue no dia 30 de outubro, no Dubai.
O principal objetivo do SustIMS é o desenvolvimento de uma plataforma de gestão sustentável de infraestruturas rodoviárias. Esta plataforma permitirá gerir, de um modo coerente e sustentável, os principais elementos de uma infraestrutura, incluindo obras-de-arte, pavimentos, taludes, muros, e equipamentos de telemática. Com esta plataforma será possível melhorar a qualidade da informação disponível em cada instante sobre a infraestrutura, melhorar as previsões de desempenho futuro, e tomar melhores decisões em termos de conservação de cada elemento da infraestrutura. Gerir de forma eficiente, sustentável e com menos recursos, mas garantido a performance necessária das infraestruturas, é outro dos objetivos do SustIMS.

O prémio GRAA 2017 - International Road Federation's Global Road Achievement Awards – atribuído por uma associação que envolve vários gestores de infraestruturas, reconhece que esta solução é inovadora, disruptiva e pode vir a ser utilizada a nível internacional. Neste âmbito, o prémio foi atribuído na categoria da conservação de ativos e na gestão de manutenção. A cerimónia teve lugar no Dubai, durante a IRF Middle East & North Africa Regional Congress & Exhibition.

“Neste momento, algumas operadoras tomaram conhecimento e estão interessadas nesta ferramenta, sendo que a própria Ascendi já a implementou e testou. Esperemos que a curto/médio prazo venhamos a ter resultados comparativos que permitam dizer – com maior objetividade – quais são as poupanças a nível de recursos e quais as melhorias em termos de performance das nossas infraestruturas”, explicou José Matos, docente do Departamento de Engenharia Civil da EEUM e um dos coordenadores do projeto. “Este prémio extravasa o meio académico, uma vez que foi reconhecido por entidades do tecido empresarial. Será uma excelente oportunidade para a EEUM se posicionar na Engenharia Civil a nível mundial. O SustIMS só vem mostrar que na Engenharia Civil há ainda muito para realizar”, acrescentou o investigador.

O projeto resultou de uma parceria com a EEUM, representada pelos centros de investigação ALGORITMI, Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) e Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), com 21 investigadores no total; a Universidade Nova de Lisboa e a Ascendi.

+ info: https://www.eng.uminho.pt/pt/investigareinovar/projetoscomempresas/Paginas/default.aspx; https://www.eng.uminho.pt/pt/media/Documents/ENGIUM_5.pdf