Projeto do CEB premiado na área da alimentação Voltar

quarta-feira, 25/10/2017
O projeto resulta de uma parceria do Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).
O projeto GeLife, desenvolvido por investigadores do CEB da EEUM, vai ajudar a combater as epidemias do século XXI relacionadas com a alimentação. Este projeto – que permite substituir gorduras e produzir alimentos mais saudáveis – venceu o prémio Food & Nutrition Awards, na categoria Inovação e Desenvolvimento. O GeLife, que tem como objetivo último lutar contra algumas das doenças que mais pessoas afetam atualmente, conta com a participação de Artur Martins e António Vicente, ambos investigadores do CEB da EEUM, e ainda Miguel Cerqueira e Lorenzo Pastrana, investigadores do INL.

Através da utilização de gorduras saudáveis, os investigadores estão a criar oleogéis que podem ser incorporados em vários alimentos, obtendo produtos mais saudáveis que mantenham a mesma textura, cor e sabor. Os compostos produzidos podem ser utilizados em carnes e produtos de charcutaria, queijos, gelados, margarinas, entre outras aplicações.

Os resultados obtidos no GeLife vão permitir a substituição de gorduras saturadas e trans por outras mais saudáveis, além da incorporação de compostos bioativos nos alimentos. Estas soluções inovadoras vão, por isso, garantir maior estabilidade aos produtos, bem como melhorar o seu perfil nutricional e permitir um tempo mais alargado para o seu consumo.

Recorde-se de que esta é já a segunda vez que um projeto do CEB da EEUM vence este prémio. Em 2015, o projeto Nutricap conquistou o primeiro lugar na mesma categoria. Os Food & Nutrition Awards são uma iniciativa que reúne várias entidades ligadas ao setor agroalimentar e visam ser um agente mobilizador no que à inovação alimentar diz respeito. Anualmente, atribuem prémios a projetos em quatro áreas ligadas à alimentação: educação alimentar, investigação e desenvolvimento, sustentabilidade alimentar e produto inovação.

O CEB é uma unidade de investigação que combina ciências exatas, naturais e do ambiente com ciências da saúde e da vida e com ciências de engenharia, para um conjunto alargado de aplicações nos domínios da biotecnologia e da bioengenharia, no sentido de obter produtos ou processos de valor acrescentado nos setores agroalimentar, do ambiente e energia, do mar, da biotecnologia, da química fina e industrial, e da biomedicina e saúde.

+ info: http://foodandnutritionawards.pt/candidaturas/vencedores-17/; https://www.ceb.uminho.pt/