Ex-Reitor da UMinho distinguido com Medalha de Mérito Científico do MCTES Voltar

terça-feira, 28/11/2017
Professor António M. Cunha foi Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) entre 2005 e 2009.
António M. Cunha, antigo Reitor da Universidade do Minho (UMinho), foi agraciado com a Medalha de Mérito Científico pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, no passado dia 25 de novembro. O MCTES reconheceu, desta forma, “o papel fundamental desempenhado por António M. Cunha no desenvolvimento do sistema de ensino superior e científico em Portugal”.

A entrega da medalha a António M. Cunha decorreu durante a visita a Braga de Manuel Heitor, onde foi formalizada a criação do Minho Advanced Computing Center, com a instalação do primeiro supercomputador em Portugal, nesta universidade.

António M. Cunha licenciou-se em Engenharia de Produção, na UMinho, em 1984. Doutorou-se em Ciência e Engenharia de Polímeros na UMinho, em 1991, com a tese “A study on the mechanical behaviour of injection moulded polypropylene”, no âmbito de um projeto de colaboração com as Universidades Queen`s - Belfast e Loughborough. Realizou Provas de Agregação na UMinho em 2001.

Iniciou a sua carreira académica na UMinho, como assistente estagiário do Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP), em 1984. Foi nomeado professor catedrático do DEP em 2003. Assegurou diversas funções de gestão académica, nomeadamente: membro da Assembleia para a Elaboração dos Estatutos da Universidade de 1990; membro da Assembleia de Representantes e do Senado Universitário de 1989 a 1991; diretor do Curso de Engenharia de Polímeros de 1992 a 1998; diretor do Departamento de Engenharia de Polímeros e do Centro de Engenharia de Polímeros de 1999 a 2004.

Foi Presidente da EEUM de 2005 a 2009. Foi investido como Reitor da UMinho em 27 de outubro de 2009, e reeleito para o segundo mandato em outubro de 2013.

+ info: https://www.eng.uminho.pt/pt/Escola/historiadaescola/Paginas/aamc.aspx