António Augusto Magalhães Cunha
Nasceu em Braga em 1961. Licenciou-se em Engenharia de Produção, na Universidade do Minho, em 1984. Doutorou-se em Ciência e Engenharia de Polímeros na UMinho, em 1991, com a tese “A study on the mechanical behaviour of injection moulded polypropylene”, no âmbito de um projeto de colaboração com as Universidades Queen`s - Belfast e Loughborough. Realizou Provas de Agregação na UMinho em 2001.
Iniciou a sua carreira académica na UMinho, como assistente estagiário do Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP), em 1984. Foi nomeado professor catedrático do DEP em 2003.
Assegurou diversas funções de gestão académica, nomeadamente: membro da Assembleia para a Elaboração dos Estatutos da Universidade de 1990; membro da Assembleia de Representantes e do Senado Universitário de 1989 a 1991; diretor do Curso de Engenharia de Polímeros de 1992 a 1998; diretor do Departamento de Engenharia de Polímeros e do Centro de Engenharia de Polímeros de 1999 a 2004; presidente da Escola de Engenharia desde 2005 e membro, por inerência, do Senado Universitário; integrou a Assembleia Estatutária da Universidade do Minho de 2008 e foi eleito membro do Conselho Geral da Universidade do Minho em 2009.
A sua atividade de investigação, centrada no desenvolvimento microestrutural em polímeros moldados, técnicas de moldação não-convencional, micromoldação e processamento de polímeros e compósitos biodegradáveis, está sediada no IPC - Instituto de Polímeros e Compósitos, unidade do I3N - Instituto de Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (Laboratório Associado do Estado). Estabeleceu parcerias científicas internacionais com resultados em publicações ou projetos conjuntos, com os centros de investigação ou universidades de North Texas, Akron, Case Western Reserve, Massachusetts Institute of Technology e Illinois (EUA), Brunel, Leeds e Queen`s Belfast (Reino Unido), Eindhoven e Twente (Holanda), École des Mines de Paris (França), Instituto de Estructura de la Matéria - CSIC (Espanha), Sofia (Bulgária), Tóquio e Kyoto (Japão), Zhejiang (China) e ENIT (Tunísia).
Assegurou a orientação com sucesso de 14 dissertações de doutoramento e de 5 investigadores de pós-doutoramento. É autor ou co-autor de mais de 110 artigos em revista científicas internacionais (ISI factor h, 21) e 20 capítulos de livros. Editou 3 livros e 2 números de revistas científicas.
Foi co-fundador do centro de investigação 3B's e coordenou diversos projetos de I&DT nacionais e europeus (Brite-Euram, FP5, FP6, FP7 e InterReg).
É membro do conselho editorial das revistas Journal of Applied Polymer Science, Archives of Materials Science and Engineering, Journal of Achievements in Materials and Manufacturing Engineering, Journal of Materials Education e International Journal of Computational Materials Science and Surface Engineering. Integrou os comités científicos do Council on Materials Education (EUA) e da POLYCHAR - World Forum on Advanced Materials (EUA), bem como de diversas conferências internacionais da Polymer Processing Society (EUA), Macro (India) e ICIT (Eslovénia). Foi coordenador nacional da área EDAM (Engineering design and advanced manufacturing) do Programa MIT-Portugal.
Foi organizador responsável ou co-organizador de diversos encontros científicos internacionais, nomeadamente: NATO-ASI on Structure Development in Processing for Polymer Property Enhancement (Caminha, 1999), EPS 2000 - European Conference on Macromolecular Physics (Guimarães, 2000); Polychar XII (Guimarães, 2004); Auto-Polymers (Charleston, 2007) e 1st MIT-Portugal Conference, Engineering for Better Jobs (Lisboa, 2009).
Na dimensão de inovação e desenvolvimento tecnológico promoveu e foi responsável por intensa atividade de cooperação com empresas nacionais e estrangeiras de transformação de plásticos e compósitos, bem como de fabrico de moldes, trabalhando especialmente em projetos para os setores automóvel e aeronáutico.
Foi administrador do PIEP - Inovação em Engenharia de Polímeros, do CEIIA - Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel e da INTELI. Integra os Conselhos Consultivos da COTEC-Portugal e da AEP, bem como o Grupo de Reflexão sobre a Propriedade Industrial do INPI.
É detentor de 4 patentes, foi responsável por 3 projetos vencedores de concursos nacionais de inovação industrial e co-fundador de diversas empresas de base tecnológica.
Foi investido como reitor da Universidade do Minho em 27 de outubro de 2009, e reeleito para o segundo mandato em outubro de 2013.