Manuela Gomes recebe bolsa milionária do Conselho Europeu de Investigação Voltar

quinta-feira, 30/11/2017    AvePark, Guimarães
Manuela E. Gomes, Professora Associada da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e Vice-Diretora do Grupo de Investigação 3B’s da UMinho, foi distinguida com uma Bolsa de Consolidação de Carreira (Consolidator Grant) do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC), que é das mais prestigiadas na Europa. O seu projeto, financiado com dois milhões de euros durante os próximos cinco anos, intitula-se "MagTendon: Tecnologias de engenharia de tecidos associadas a metodologias de estimulação magnética para a regeneração de tendões".
Estas bolsas ERC premeiam unicamente a excelência científica do investigador, sendo a sua avaliação fundamentada, em 50%, no seu currículo (que deve estar no topo dos cientistas a trabalhar na Europa) e, em 50%, na excelência do projeto a executar, ou seja, o seu grau de risco e a abordagem radicalmente inovadora nas fronteiras do conhecimento. Estes projetos têm taxas de aprovação na ordem dos 13%. As Consolidator Grants destinam-se a financiar projetos de investigadores que estão a estabelecer a sua própria linha de investigação, tornando-se ainda mais competitivos a nível internacional e aumentando a visibilidade da ciência europeia.

O "MagTendon" permitirá a Manuela E. Gomes consolidar uma linha inovadora centrada na combinação de biomateriais e células estaminais através de abordagens da engenharia de tecidos para o desenvolvimento de substitutos biológicos de tendão e ligamentos. Serão desenvolvidos novos biomateriais com propriedades magnéticas que possam ser usados associadas a tecnologias de ponta, nomeadamente a bioimpressão 3D, para um controlo muito especifico das estruturas tridimensionais a desenvolver, mimetizando a arquitetura única do tendão/ligamento e da interface tendão–osso. Isso permitirá controlar o comportamento de células estaminais incorporadas nesses biomateriais magnéticos (biotintas magnéticas) quando cultivados no laboratório (in vitro), bem como o seu controlo remoto, após implantação, através da aplicação de campos magnéticos de intensidade controlada.

Desta forma, será possível dirigir o processo de reparação do tecido para que este regenere e recupere a biofuncionalidade original, além de permitir desenvolver terapias personalizadas (medicina de precisão, focalizada no paciente). Atualmente, o tratamento de lesões/doenças dos tendões é ainda limitado, com resultados clínicos pouco satisfatórios. Esta prestigiada bolsa multidisciplinar permitirá criar diversas plataformas, incluindo modelos únicos de tendão para aprofundar o conhecimento da biologia básica do tecido, bem como o desenvolvimento de substitutos vivos de tendão, visando o estabelecimento de uma nova geração de terapias de engenharia de tecidos avançadas com elevado potencial de aplicação clínica no futuro. O potencial de aplicações é quase ilimitado e as vantagens para a qualidade de vida dos pacientes é indiscutível.

"Esta bolsa representa o reconhecimento da excelência da investigação em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa no Grupo 3B's da UMinho, onde encontramos e criamos condições únicas de trabalho, em particular nos últimos anos, ao procurarmos estabelecer uma linha de investigação focada na regeneração do tendão e dos ligamentos", referiu Manuela E. Gomes. "É também o reconhecimento do interesse e potencial de inovação das ideias que pretendemos desenvolver no futuro próximo e que acreditamos que irão contribuir significativamente para proporcionarmos melhores terapias para o tratamento de lesões e doenças que afetam estes tecidos (e eventualmente outros), que têm um grande impacto na qualidade de vida de um número crescente de pacientes", acrescentou. "Claro que a atribuição desta ERC é simultaneamente motivo de uma enorme satisfação e uma motivação muito importante para continuarmos a fazer investigação de excelência em Portugal. Às vezes, vale a pena dedicar vinte anos da nossa vida a algo em que realmente acreditamos”, realçou.

Neste concurso de 2017 de bolsas de consolidação de carreira (CoG) do ERC, Portugal obteve oito bolsas, sendo a única fora de Lisboa para a UMinho, através do Grupo 3B's, sediado no AvePark, em Guimarães. A academia minhota já obteve no total seis bolsas ERC: uma de iniciação de carreira (StG), três de consolidação de carreira (CoG) e duas avançadas para cientistas estabelecidos (AdG). Cinco destas (as AdG e CoG) foram precisamente para investigadores do 3B's, que é um dos grupos baseados numa universidade pública portuguesa com maior taxa de sucesso nestes concursos e, em contexto europeu, na captação de fundos altamente competitivos. Liderado pelo vice-reitor Rui L. Reis, o 3B's - Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis é um dos líderes mundiais na sua área de investigação, sendo atualmente responsável por projetos com financiamento de cerca de 50 milhões de euros.

+ info: www.3bs.uminho.pt/users/megomes; facebook.com/3bsResearchGroup; https://erc.europa.eu/news/erc-2017-consolidator-grants-results