Aluno da EEUM ganha bolsa de investigação da Gulbenkian Voltar

terça-feira, 19/12/2017
Dos oito vencedores, Afonso Rodrigues foi o único aluno da Universidade do Minho, entre alunos da Universidade do Porto, do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Aveiro.
Afonso Rodrigues, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Física da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e colaborador do Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab/INESC Tec) da EEUM, foi um dos oito vencedores da bolsa de investigação científica e tecnológica da Gulbenkian, no âmbito de Tecnologias Quânticas.

A bolsa foi atribuída no âmbito do programa “Novos Talentos em Tecnologias Quânticas”, instituído este ano pela Fundação Calouste Gulbenkian, que tem como objetivo estimular nos jovens o interesse pela investigação em Tecnologias Quânticas, acabando por possibilitar o desenvolvimento de competências nacionais na área.

“A bolsa de investigação está associada ao meu projeto de mestrado, que envolve o estudo de simulações quânticas, ou seja, a utilização de computação quântica para simular sistemas quânticos (em vez de se recorrer à computação clássica, a que estamos habituados)”, refere o aluno. “Se utilizarmos um simulador, como podemos confirmar que a simulação de facto se aproxima à realidade? Como medir a performance e erro do simulador? Espera-se que, num futuro próximo, se atinja a ‘supremacia quântica’, isto é, que os computadores quânticos sejam mais poderosos do que qualquer computador clássico existente, pelo menos em certas aplicações. O problema da validação de simulações torna-se aí mais evidente, pois não nos é possível simplesmente comparar os resultados de uma simulação quântica com os de um computador clássico”, esclarece o premiado.
Para Afonso Rodrigues, o apoio da Fundação Gulbenkian e da EEUM é muito motivante para dar seguimento a um projeto que considera ambicioso. “Sinto-me grato pelo apoio dado, bem como pela oportunidade de reunir com outros professores e bolseiros, a nível nacional, que realizam trabalho na mesma área através do programa da Fundação. Espero não só poder utilizar as competências adquiridas através do programa para realizar um bom projeto, como também representar da melhor forma possível o trabalho de investigação realizado dentro da EEUM nesta área”, acrescenta.

A comissão científica deste programa foi composta por Yasser Omar, do Instituto Superior Técnico, Armando Pinto, da Universidade de Aveiro, e José Nuno Oliveira, Professor Catedrático do Departamento de Informática da EEUM.