Aluno da EEUM vence programa Startup Nano Voltar

segunda-feira, 29/01/2018
StartUp Nano
O estudante foi premiado por manga que vai ajudar doentes com cancro. Esta foi a mais inovadora das ideias incubadas no Startup Nano.
Carlos Gonçalves, aluno do Programa Doutoral Internacional em Líderes para as Indústrias Tecnológicas (EDAM-LTI) do Programa MIT Portugal na Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), desenvolveu uma manga de compressão ativa que vai permitir auxiliar doentes no tratamento do braço inchado, mais conhecido como linfedema dos membros superiores. Esta tratou-se da mais inovadora das ideias incubadas durante dez semanas no Startup Nano, o primeiro programa nacional de aceleração e incubação para startups na área da nanotecnologia.

O programa foi promovido pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), pelo Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI) e com a parceria da Startup Braga.

O linfedema dos membros superiores é frequente em portadores do cancro da mama e caracteriza-se por um aumento do diâmetro do braço, o que provoca dores incapacitantes. As terapias atuais consistem em compressões no braço recorrendo a massagens de drenagem linfática e por pressoterapia, com auxílio a mangas insufláveis. Carlos Gonçalves explica que a nova manga de compressão é inovadora pois até à data “as terapias atuais são efetuadas em hospitais públicos ou privados, o que obriga os pacientes a deslocações e não possibilita tratamentos frequentes”. “Com a manga de compressão ativa, o tratamento será possível em qualquer local e a qualquer hora”, salientou o investigador.

Este projeto resulta de uma parceria entre a Universidade do Minho (UMinho), o CeNTI e o MIT e está agora num processo de registo de patente a nível nacional. O investigador esclarece que aguardam em breve o resultado do pedido de patenteamento, para que seja possível finalizar os procedimentos necessários a um pedido de patente europeia, tendo como objetivo a comercialização do produto. Carlos Gonçalves considera que este prémio “é um importante reconhecimento do trabalho elaborado enquanto aluno da EEUM”.

O segundo prémio desta segunda edição do Startup Nano foi atribuído a um projeto de microfiltragem de fluídos contra poeiras e agentes patogénicos, sob a coordenação de Hugo Macedo, e o terceiro prémio a um biorreator que permite um controlo mais apertado das condições de cultura de células, apresentado por Marta Maciel e Ricardo Pereira, ex-alunos da UMinho. A pré-seleção dos candidatos decorreu em outubro de 2017, onde nove projetos seguiram para a fase de incubação.

+ info: startupnano.eu; facebook.com/StartupBraga/posts/922990691186596; facebook.com/events/324132741436537; www.mitportugal.org/mitp-media/press-releases/2294-startup-nano-compression-sleeve-useful-useful-for-breast-cancer-patients-gives-the-first-prize-to-a-mit-portugal-student-at-the-university-of-minho
StartUp Nano