Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Connected Manufacturing

Em 2013 a Universidade do Minho e a Bosch iniciaram uma parceria de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com apoio financeiro da União Europeia, que tem sido considerada um modelo de excelência na Europa.

A primeira fase foi marcada pelo HMIExcel (Human Machine Interface Excellence, 2012-2015), um projeto de investigação em torno das soluções de multimédia avançadas para automóveis na relação homem-máquina. Com um investimento de 19 milhões de euros e mais de 80 investigadores e engenheiros altamente qualificados atingiram, com sucesso, os objetivos propostos. Dentre eles, a submissão de patentes, publicações cientificas e a consolidação de mudanças positivas no âmbito da indústria.

Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel, a parceria de I&DT entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimédia Portugal avançou, em 2015, com um novo programa, denominado INNOVATIVE CAR HMI, que apresentou os excelentes resultados finais em junho de 2018.

Em julho de 2018, a parceria avançou para a 3ª fase, com o Programa Crossmaping the Future, cujos resultados finais foram apresentados no final de dezembro de 2021, traduzindo-se em inovações ao nível de produtos, processos e serviços.

A 01 de dezembro de 2021, a parceria avançou para a 4º fase, com apoio financeiro Público Nacional, com o Projeto Connected Manufacturing, naquilo que é uma parceria estratégica da Bosch Car Multimedia com a Universidade do Minho e inclui um conjunto articulado de cinco Sub-Projetos: "5G Connectivity" , "Quality Control", "Tools and processes for manufacturing", "Adaptive Intelligente Enterprise" e "Logistics", nos quais é realçada a importância do acesso e análise da informação disponível nas diferentes áreas produtivas da Bosch em Braga, tendo como objetivo central o desenvolvimento de soluções inovadoras que, tirando partido das novas tecnologias de conectividade, assegurem que a melhor informação esteja disponível de forma coerente, consolidada e em tempo real para os diferentes stakeholders poderem intervir atempadamente na tomada de decisão. Neste sentido, a recolha e o tratamento desta informação, recorrendo a técnicas de IA, bem como a rapidez e o controlo no acesso desta informação desde a origem, permitirão que a tomada de decisão seja mais proactiva, contribuindo para a melhoria da qualidade do produto, a diminuição da percentagem de falhas, a redução de desperdícios e ainda ganhos de eficiência na gestão de stocks.

Este projeto envolve um investimento em investigação e desenvolvimento tecnológico de, aproximadamente, 10,6 milhões de euros e pressupõe a contratação de 49 bolseiros e a afetação ao mesmo de 180 postos de trabalho, dos quais 49 correspondem a postos de trabalho criados.

As inovações deste projeto irão traduzir-se em pelo menos 7 novas patentes e estima-se que contribuam para vendas internacionais na ordem dos 1.6 mil milhões de euros em 2025. O projeto contribuirá para o aumento das capacidades de I&D dos copromotores e para o aumento do emprego jovem, através da contratação de 30 quadros jovens altamente qualificados para afetação exclusiva à I&D.

O projeto teve início a 1 de dezembro de 2021 e tem data de termo prevista a 30 de novembro de 2024.

 

Contactos: António J. Pontes – Investigador Principal e Diretor de Programa UMinho e coordenador da parceria Bosch-UMinho (pontes@dep.uminho.pt)

Consórcio: Universidade do Minho, Bosch Car Multimédia Portugal

Referência do Projeto: SIFN-01-9999-FN-179826

Investimento total: € 10.620.461,62

Apoio Financeiro Público Nacional: € 5.762.103,20

Local: Braga, Portugal