Em 2013 a Universidade do Minho e a Bosch iniciaram uma parceria de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com apoio financeiro da União Europeia, que tem sido considerada um modelo de excelência na Europa.
A primeira fase foi marcada pelo HMIExcel (Human Machine Interface Excellence, 2012-2015), um projeto de investigação em torno das soluções de multimédia avançadas para automóveis na relação homem-máquina. Com um investimento de 19 milhões de euros e mais de 80 investigadores e engenheiros altamente qualificados atingiram, com sucesso, os objetivos propostos. Dentre eles, a submissão de patentes, publicações cientificas e a consolidação de mudanças positivas no âmbito da indústria.
Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel, a parceria de I&DT entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimédia Portugal avançou, em 2015, com um novo programa, denominado INNOVATIVE CAR HMI, que apresentou os excelentes resultados finais em junho de 2018.
Em julho de 2018, a parceria avançou para a 3ª fase, com o Programa Crossmaping the Future, cujos resultados finais foram apresentados no final de dezembro de 2021, traduzindo-se em inovações ao nível de produtos, processos e serviços.
A 01 de dezembro de 2021, a parceria avançou para a 4º fase, com apoio financeiro Público Nacional, com o Projeto neXt Sense, naquilo que é uma parceria estratégica da Bosch Car Multimedia com a Universidade do Minho e inclui um conjunto articulado de quatro subprogramas (SP), três de cariz científico que darão resposta aos desafios da condução autónoma - Tecnologia de microssistemas (MEMS) para sensores automóveis (SP1); Confiabilidade e segurança em sensores automóveis (SP2) e; Posicionamento e conectividade para sensores automóveis (SP3) – e o último de gestão - Gestão Integrada do Programa (SP4).
A parceria com a UMinho permitiu à Bosch em Braga evoluir para uma unidade de I&D de novos produtos. O conhecimento adquirido e a consecução dos objetivos do neXt Sense, permitirão à Bosch Braga reforçar a sua posição dentro do grupo Bosch, como uma unidade especializada em I&D de soluções para a condução autónoma, nomeadamente com a criação de competências no desenho e desenvolvimento de firmware embebido no sistema sensor, complementando as competências já existentes de co-simulação e co-desenho do hardware e do software dos sistemas sensores, permitindo desta forma o domínio do ecossistema completo: simulação e desenho do princípio físico, desenvolvimento de firmware (conectado, seguro e confiável) de acordo com últimas práticas e normas, desenho mecânico de produto e fabrico, bem como endereçar os desafios da conetividade e de obtenção do posicionamento preciso do veículo em circulação.
Desta forma, o projeto visa a realização de Investigação & Desenvolvimento de uma nova geração de sistemas sensores automóveis, através da investigação de novos conceitos e soluções para o desenvolvimento de produtos de qualidade superior na área da condução autónoma.
Este projeto envolve um investimento em I&DT de, aproximadamente, 15,3 milhões de euros e pressupõe a contratação de 35 bolseiros e 19 novos postos de trabalho com qualificação igual ou superior ao nível 8, e a criação pela Bosh Car Multimédia de 26 novos postos de trabalho com qualificação igual ou superior a 6, ou seja, recursos humanos altamente qualificados em áreas muito específicas de especialização, com distintos graus de afetação. Assim, está diretamente associada ao Projeto a criação de 45 postos de trabalho pelas duas entidades que integram o consórcio.
O projeto teve início a 1 de dezembro de 2021 e tem data de termo prevista a 30 de novembro de 2024.
Contactos:
Jorge Cabral – Investigador responsável do Projeto (jcabral@dei.uminho.pt)
António J. Pontes – Diretor de Programa UMinho e coordenador da parceria Bosch-UMinho (pontes@dep.uminho.pt)
Consórcio: Universidade do Minho, Bosch Car Multimédia Portugal
Referência do Projeto: SIFN-01-9999-FN-179491
Investimento total: € 15.300.022,34
Apoio Financeiro Público Nacional: € 9.856.323,39
Local: Braga, Portugal