Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

RoboParty 2017 Voltar

quinta-feira, 30/03/2017   
1
O pavilhão desportivo do Campus de Azurém, em Guimarães, acolheu entre os dias 2 a 4 de março a RoboParty 2017. A iniciativa já vai na 11ª edição e este ano contou com mais de 500 participantes.
O Grupo de Automação e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da EEUM, os Serviços de Ação Social da UMinho e a Bot’n Roll organizaram a 11ª edição da RoboParty 2017. Este ano, o evento contou com mais de 500 participantes vindos de todo o país, inclusivamente do Brasil.

A sessão de abertura solene contou com as intervenções do Reitor da UMinho, António M. Cunha, do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, da Direção Geral de Educação, representada por João Carlos Sousa, do Presidente da EEUM, João Monteiro, entre outras individualidades. Os presentes destacaram a importância deste evento ao nível da educação, da tecnologia e da permuta de conhecimento entre os jovens.

A RoboParty 2017 tem como principal objetivo ensinar a criar robôs móveis autónomos de forma simples e divertida. “Em três dias e duas noites, os jovens aprendem a programar e a construir um robô, participam em três desafios e, no final, há uma continuação deste trabalho, uma vez que este robô é deles. Toda esta envolvente é bastante divertida para estes jovens”, explica Fernando Ribeiro, um dos coordenadores desta iniciativa.

A maioria dos participantes tem entre 15 a 18 anos e vem maioritariamente de escolas secundárias de norte a sul do país. Motivação, diversão e vontade de aprender foram as palavras-chave nos três dias do evento. “É uma atividade muito interessante para alunos do secundário como eu, mas também para os mais novos. A Universidade do Minho faz um ótimo trabalho com a RoboParty e deve continuar, pois é bom para todos”, realça Artur Santos, da Escola Básica e Secundária de Fornos de Algodres, na Guarda.

Para além do evento non-stop (os jovens dormem no pavilhão desportivo), houve espaço para várias atividades lúdicas e desportivas, como o xadrez, o ténis de mesa e o badminton. Um programa pedagógico de três dias que juntou miúdos e graúdos com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica.

Entre os dias 2 e 4 de março, o pavilhão desportivo do Campus de Azurém esteve transformado numa verdadeira oficina de rôbos. 11 anos de uma iniciativa que já soma quase 5000 participantes.

+ vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GaXRi8yfTRM

+ galeria de fotos: https://www.facebook.com/pg/escoladeengenhariaum/photos/?tab=album&album_id=1273791616003423

+ info: http://www.roboparty.org/; http://www.dei.uminho.pt/
1