Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

CTAC promoveu Workshop sobre Cidades e Território Voltar

terça-feira, 02/05/2017   
1
O Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) promoveu um Workshop intitulado “Cidades e Território – Desafios e Oportunidades” no dia 28 de abril. O evento teve lugar no Campus de Azurém, em Guimarães.
O Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) – ancorado no conhecimento de base em Engenharia Civil – tem como missão do seu Programa Estratégico 2015-2020 o desenvolvimento de investigação, fundamental e aplicada, focada nos temas e desafios da sustentabilidade socioeconómica e ambiental das cidades e dos territórios. No quadro da sua política de interação e cooperação estreita com a sociedade, o CTAC elege a partilha do conhecimento científico produzido e a auscultação dos seus parceiros principais (empresas, autarquias e outras entidades públicas) como metodologia prática para o estabelecimento dos seus programas de investigação futuros.

O Workshop foi inaugurado com a palestra “A Mobilidade Urbana do Futuro”, tendo como orador convidado o Professor José Mendes, atual Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente. Para além da apresentação de temas de investigação das áreas de competência do CTAC, o evento incluiu sessões paralelas com painéis de discussão desses temas e uma mesa redonda final para aprofundar as contribuições dos participantes. Estiveram presentes representantes de autarquias, empresas, associações e outras entidades, com intervenção na promoção do desenvolvimento das cidades e dos territórios sustentáveis.

Nas palavras de Paulo Pereira, este Workshop permitiu “um reforço da nossa agenda de investigação que, naturalmente, incluiu preocupações e desafios trazidos pelas entidades presentes”. O diretor do CTAC reforçou ainda a oportunidade e a mais-valia deste evento para a EEUM: “Acredito que tudo o que seja bom para um centro de investigação também seja bom para a Escola [de Engenharia]. Estamos a falar de um centro de investigação que tem uma classificação de «bom» – apesar da intensa e relevante atividade a nível nacional e internacional –, mas queremos ir mais além e demonstrar à FCT que merecemos outra avaliação”, termina.

O CTAC promove atividade científica e interdisciplinar em áreas ligadas ao desenvolvimento sustentável de cidades e do território. Os principais objetivos do CTAC incluem a produção de novo conhecimento em todas as áreas científicas que contribuam para a visão geral do projeto S4cities – cidades sustentáveis, inteligentes, seguras e acolhedoras, considerando todas as infraestruturas (transportes, água e resíduos) e o território, de modo a proporcionar uma melhoria da qualidade de vida. As metodologias aplicadas de I&D incluem simulações por computador, ensaios em laboratório, modelos físicos e trabalhos de campo.

+ info: http://ctac.uminho.pt/
1
2
3
4
5