Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Ana Alice Baptista eleita Chair-Elect da DCMI Governing Board Voltar

terça-feira, 02/05/2017   
1
Ana Alice Baptista, Professora Auxiliar do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), foi eleita chair-elect do Governing Board da Dublin Core Metadata Initiative (DCMI) e assumirá o cargo de chair no Outono do corrente ano. A investigadora contou-nos o seu percurso desde a eleição em setembro de 2016.
Ana Alice Baptista, Professora Auxiliar do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e investigadora no Centro de Investigação ALGORITMI (ALGORITMI) da EEUM foi eleita, em setembro de 2016, chair-elect do Governing Board da Dublin Core Metadata Initiative (DCMI) e vai assumir o cargo de chair no Outono deste ano. A trabalhar em equipa com o chair e o past chair desde setembro, a investigadora é a primeira mulher e ainda a primeira pessoa de um país de língua oficial portuguesa a assumir este cargo.

A DCMI é uma iniciativa internacional que apoia a inovação partilhada no desenho e nas melhores práticas sobre metadados a nível global. Esta iniciativa agrega um vasto conjunto de profissionais e comunidades de prática e investigação, fomenta a discussão, inovação e disseminação de informação e disponibiliza especificações e recomendações sobre metadados a nível global. É uma iniciativa de cariz altamente interdisciplinar que envolve profissionais de várias áreas, desde as Ciências da Computação até à Arquivística, passando por outras menos esperadas, tais como a Arquitetura ou a Medicina. A sua recomendação mais popular é o Dublin Core Metadata Element Set (DCMES – a 1ª versão iniciou-se em 1995), mais conhecido apenas como Dublin Core, um conjunto de quinze elementos de metadados com vasta utilização na Web em diversos domínios e com diversos objetivos. Os metadados são dados sobre dados, informação sobre recursos de informação. Por exemplo, pode descrever-se um livro utilizando metadados relativos ao título, aos autores, à editora, à data de publicação, entre outros. “Na Web temos muitos tipos de recursos, tais como livros, artigos, websites, serviços de informação, e é preciso descrevê-los. A DCMI permite que recursos de diversas áreas tenham um conjunto nuclear similar para podermos comparar as descrições e relacionar estes dados”, explica Ana Alice Baptista. Esta iniciativa está intimamente ligada aos movimentos de abertura de dados, à Web Semântica e ao Linked Data.

Enquanto chair-elect e futura chair da DCMI, a investigadora traça dois eixos de ação fundamentais centrados na inclusão: o primeiro tem que ver com o aumento da influência da DCMI em regiões do globo onde a sua ação precisa de se intensificar e onde esta iniciativa chega com mais dificuldade. “A DCMI tem impacto em todo o globo, mas certas regiões são menos impactadas por este tipo de iniciativas, pela sua condição geográfica, social e económica, como é o caso da América Latina e Ásia”, sublinha a investigadora. O segundo eixo foca-se na participação feminina no seio da DCMI e das comunidades de metadados e de sistemas de informação em geral. “Apesar de haver muitas mulheres, estas acabam por estar sub-representadas em determinados cargos. Gostaria muito de contribuir para aumentar a participação e visibilidade das mulheres, porque sou também muito preocupada com a igualdade de género”, reforça Ana Alice Baptista. Apesar de ter encarado esta eleição como uma oportunidade única pelo desafio que representa, Ana Alice Baptista confessa que não tomou a decisão no imediato porque trata-se de um cargo “com muita responsabilidade e visibilidade. Por outro lado, é muito apelativo, pois dá-me a oportunidade de pôr em prática muitas ideias”.

Ana Alice Baptista licenciou-se em 1991 em Engenharia de Sistemas e Informática e obteve em 2003 o grau de Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação, ambos pela Universidade do Minho. Trabalha no DSI da EEUM desde 1994 e é investigadora no Centro de Investigação ALGORITMI, também da EEUM. É presidente eleita da Iniciativa de Metadados do Dublin Core (DCMI) e também co-preside a Comissão de Educação e Divulgação da DCMI (DC-EOC). É autora ou coautora de mais de 60 artigos científicos. Foi Vice-Diretora do Mestrado em Ciências de Informação e membro da Comissão Diretiva do Programa Doutoral em Sistemas e Tecnologias de Informação. Ana Alice Baptista orientou várias teses de mestrado e doutoramento, participou em vários projetos de I&D e foi avaliadora de propostas de projetos e revisora de projetos no âmbito do FP7, tendo também sido revisora em várias conferências e revistas científicas de reconhecido mérito. As suas principais áreas de interesse incluem Metadados, Linked Open Data e o movimento Open sob as suas perspetivas tecnológicas e sociais.

+ info: http://www.dsi.uminho.pt/; http://algoritmi.uminho.pt/; http://dublincore.org/
1
2
3