Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

CEB colabora em projeto da EFSA sobre contaminação de alimentos Voltar

quinta-feira, 28/09/2017   
1
O Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) vai desenvolver uma metodologia que deteta fungos em alimentos. O projeto MYCHIF é financiado pela Autoridade Europeia para Segurança dos Alimentos (EFSA).
O CEB da EEUM é a única entidade portuguesa no grupo que está a desenvolver uma nova metodologia capaz de analisar o risco de contaminação em alimentos e rações animais. O foco do projeto, financiado pela EFSA, visa a elaboração de um método que avalie a presença de micotoxinas – substâncias tóxicas produzidas pelos fungos – em comida humana e rações animais, e avalie os seus efeitos na saúde humana, animal e no ambiente. A nova metodologia prevê dar resposta a situações que atualmente não são cobertas pela EFSA, e vai focar-se na avaliação do risco decorrente da presença de misturas de micotoxinas em alimentos. Um dos pontos fundamentais do projeto MYCHIF, que terá por base uma revisão exaustiva de artigos e estudos já publicados, será também a prevenção dos riscos de exposição no futuro, decorrentes de mudanças criadas pelas alterações climáticas.

Serão analisados vários casos de estudo, que foram selecionados com o objetivo de cobrir a totalidade da cadeia alimentar e que contemplam vários tipos de contaminação. O projeto prevê ainda analisar plantas, que podem transmitir o fungo ao animal e, por este, passar a contaminação para o leite. O processamento de alimentos será também analisado, no caso da alimentação humana.

O MYCHIF – considerado um projeto inovador pela EFSA – vai permitir o avanço na prevenção da contaminação dos alimentos, ao mesmo tempo que apresenta uma forte componente de sustentabilidade, uma vez que irá contribuir para a diminuição de perdas de alimentos na produção ao nível primário.

Além da EEUM, representada pelo CEB, o projeto MYCHIF reúne mais seis entidades europeias, nomeadamente a Università Cattolica del Sacro Cuore e a Università degli Studi di Parma, em Itália, a Queen's University Belfast, no Reino Unido, o Istituto di Biometeorologia del Consiglio Nazionale delle Ricerche e o Istituto Superiore di Sanità, em Itália, e o Institut National de la Recherche Agronomique, em França.

A equipa de investigadores é composta por Armando Venâncio, Professor Associado do Departamento de Engenharia Biológica (DEB) da EEUM, Nelson Lima e Ana Paula Gonçalves, ambos investigadores do CEB.

+ info: https://www.ceb.uminho.pt/amg/Projects/Details/6059
1