Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM investe na eficiência urbana e sustentabilidade Voltar

segunda-feira, 27/11/2017   
01
O projeto SusCity conta com a intervenção do Centro de Investigação ALGORITMI (ALGORITMI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
O projeto SusCity foca-se no desenvolvimento e integração de novas ferramentas e serviços para aumentar a eficiência dos recursos urbanos – com impactos ambientais mínimos –, contribuindo para promover o desenvolvimento económico e preservar os níveis reais de confiabilidade. O objetivo deste projeto passa por conseguir desenvolver serviços e aplicações que permitam perceber qual o impacto das alterações nas cidades ao nível do bem-estar dos cidadãos. O SusCity é levado a cabo por um consórcio de instituições do sistema cientifico e tecnológico nacional e entidades públicas e privadas.

“Existem várias fontes de informação que são integradas e trabalhadas neste projeto, com o objetivo de desenvolver uma plataforma de Big Data que vai integrar os dados provenientes dessas diversas fontes. Numa fase posterior, um decisor vai conseguir olhar para os painéis analíticos, os dashboards, – através dos mecanismos analíticos disponibilizados para a análise desses dados – e perceber o que está a acontecer, por exemplo, ao nível do consumo energético. A partir daqui, poderá traçar cenários e perceber de que forma a cidade pode evoluir numa perspetiva sustentável”, explicou Maribel Yasmina Santos, coordenadora do desenvolvimento da plataforma de Big Data Analytics e investigadora do ALGORITMI.

O SusCity apresenta estimativas com base nos dados de consumos de energia, certificações energéticas, materiais de construção, contadores inteligentes, coordenadas de GPS, sensores e simulações, entre outros. A partir destes indicadores, e tendo em consideração, por exemplo, a componente de energia, é feito um diagnóstico dos consumos de energia dos edifícios, tentando torná-los mais sustentáveis. O projeto encontra-se na fase final da investigação, mas está previsto que os dashboards sejam tornados públicos durante o próximo ano. De futuro, poderá ser desenvolvida uma funcionalidade de apresentação de dados em tempo real, que poderá exponenciar o efeito prático desta plataforma. Numa primeira fase, estarão apenas disponíveis os dados sobre a área do Parque das Nações e Olivais, em Lisboa (onde o projeto tem o seu test-bed), mas a plataforma poderá ser alargada a outras zonas de Lisboa e a outras cidades. Para tal, a plataforma de dados desenvolvida precisará dos dados sobre essas zonas e das simulações ou modelos calibrados para as mesmas.

Outra das hipóteses em aberto é a inclusão e tratamento de dados na plataforma por parte dos cidadãos, a título voluntário, uma alternativa que poderá ajudar a sensibilizar a população para a importância da eficiência energética, como esclareceu Maribel Yasmina Santos: “Os cidadãos poderão disponibilizar os seus próprios dados na plataforma, tornando-os acessíveis a outros cidadãos, numa lógica de partilha e expansão deste recurso”, concluiu a investigadora.

O projeto SusCity é desenvolvido no âmbito do programa MIT Portugal, com uma duração de três anos (janeiro de 2015 a dezembro de 2017). Conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e inclui um conjunto alargado de parceiros, entre os quais a Universidade do Minho, as Universidades do Porto, Coimbra e Lisboa, EDP Distribuição, LNEG, ADENE, R&D Nester, Novabase, IBM, ITds ou o MIT.

+ info: http://suscity-project.eu/inicio/
01
02
02