Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Cluster TICE.PT com intervenção da EEUM Voltar

quinta-feira, 29/03/2018   
TICE.PT
O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação reconheceu recentemente 20 clusters de competitividade nacionais. O Cluster TICE.PT é o destaque desta edição e conta com a participação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
O cluster das TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica – surgiu em 2008 com grande expressividade da então PT em conjunto com a Universidade de Aveiro. O TICE.PT envolve e mobiliza atores relevantes em todo o país, em particular nas regiões de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa, abrangendo toda a cadeia de valor na área das TICE.

Com um papel agregador entre as comunidades das universidades e das empresas, este cluster tem como missão construir uma plataforma de concertação que envolva e mobilize os principais atores do setor das TICE nos processos de inovação, I&DT, transferência de conhecimento, formação avançada, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos e serviços, marketing e internacionalização.

Os antigos PCT’s – Pólos de Competitividade e Tecnologia – designação atribuída por governos anteriores, deram lugar aos atuais clusters. A terminologia é diferente, mas a essência mantém-se: olhar para o território – do ponto de vista das atividades económicas – e agregar um conjunto de consórcios capazes de atuar de forma estratégica para desenvolver atividades económicas de valor acrescentado. “Os clusters são algo mais do que os PCT’s, pois têm de demonstrar que a sua formalização é pertinente para a sociedade, porque agregam entidades nacionais do sistema científico e empresarial que contribuem de forma objetiva para o PIB português, nomeadamente na capacidade de exportação do país”, explica Ricardo Machado, representante do Cluster das TICE.PT através do Centro de Investigação ALGORITMI (ALGORITMI) da EEUM.

Este cluster tem ajudado as empresas e outras entidades a formar consórcios e projetos mobilizadores – projetos de grande dimensão que fazem estudos muito transversais, do ponto de vista dos interesses regionais e institucionais, focando uma série de temáticas. Estes projetos são transversais à sociedade, na medida em que envolvem muitas empresas e universidades, e que são movidos pela atividade dos clusters, em particular o das TICE.

Sobre a agregação de competências em clusters multissetoriais, Ricardo Machado reforça que esta junção de entidades contribui para uma eficiência coletiva e que os clusters “permitem colocar atores do mesmo domínio em diálogo, de forma a viabilizar a cooperação entre si”. “Isto promove não só a capacitação da indústria, mas também a oportunidade de formar parceiros com dimensão e escala capazes de competir a nível internacional”, conclui o investigador.

O cluster das TICE.PT ambiciona fazer de Portugal, até 2020, uma localização de referência mundial no setor, apostando na liderança tecnológica, nas respostas aos desafios societais e na capacitação das empresas e pessoas, com reflexos na sustentabilidade da economia nacional. Esta agregação junta 89 entidades das mais variadas áreas do tecido nacional académico e empresarial.

O cluster TICE.PT foi reconhecido pelo Governo Português em fevereiro de 2017 enquanto Cluster de Competitividade, junto com outros 19 Clusters nacionais, aquando da apresentação do Programa Interface.

+ info: https://www.iapmei.pt/; https://www.tice.pt/pt-pt
TICE.PT