Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

UMinho assina protocolo com Fundação Millennium bcp Voltar

quinta-feira, 29/03/2018   
BCP
A assinatura do protocolo entre a Universidade do Minho (UMinho) e a Fundação Millennium bcp teve lugar no dia 6 de março, no anfiteatro B1.10 do Campus de Azurém, em Guimarães.
O protocolo de cooperação entre a UMinho e a Fundação Millennium bcp prevê que estas instituições desenvolvam e colaborem em atividades conjuntas no âmbito de atividades de ensino, investigação e culturais. A assinatura do protocolo, que teve lugar no dia 6 de março, no Campus de Azurém, em Guimarães, visou ainda a promoção da colaboração em áreas de interesse comum, contribuindo para o desenvolvimento e transferência de conhecimento, com o objetivo de estabelecer programas de cooperação académica, científica e técnica.

No mesmo evento, foram também assinados protocolos e entregues bolsas de estudo e mérito aos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e ao mestrado internacional em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC), que recebeu, em 2017, o Prémio da União Europeia para o Património Cultural (Europa Nostra).

O evento contou com a presença de Fernando Nogueira, presidente da Fundação Millennium bcp, responsáveis das empresas Casais, Costeira, dst, Mota-Engil, Tabique e Top/Cype, ABB, Ascendi e CJR, bem como as intervenções de José Cardoso Teixeira, Diretor do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da EEUM; João L. Monteiro, Presidente da EEUM; Margarida Casal, Vice-Reitora da UMinho para a Educação; Rosa Vasconcelos, Presidente do Conselho Pedagógico da EEUM, e Paulo Lourenço, coordenador do SAHC e Professor Catedrático no DEC da EEUM.

“A Universidade do Minho é um exemplo de uma universidade com um prestígio excelente. Esta cerimónia não abrange apenas o tecido empresarial privado – mas também a esfera pública – e a Fundação Millennium, que é uma instituição social do terceiro setor. É absolutamente indispensável existir uma cooperação entre estas instituições, porque só assim se criam sinergias úteis capazes de acrescentar valor à sociedade”, destacou Fernando Nogueira. Sobre o apoio da Fundação Millennium bcp ao SAHC, o presidente desta instituição acredita que o conhecimento, a investigação e a interdisciplinaridade só fazem sentido se tiverem uma aplicação prática. “Portugal tem 20 mil monumentos com grande expressão geográfica, mas só 1000 têm visitas controladas. Contudo, se estes espaços forem bem aproveitados, isto vai traduzir-se num fator de desenvolvimento local, de maior coesão social e de criação de emprego”, conclui.

O MIEC da EEUM tem, desde 2014, um programa de bolsas de estudo e mérito que inclui o pagamento de propinas aos 15 melhores estudantes de cada ano do curso, com um valor total a rondar os 250 mil euros, bem como a possibilidade de estágios remunerados no final do ciclo de estudos. O mestrado SAHC destaca-se pelo seu alcance global, com alunos de 65 países vindos da Europa, mas também dos EUA, Irão, China, Colômbia, Canadá e México. Nos últimos 10 anos, o SAHC foi financiado em cerca de 4 M€ pela Comissão Europeia, conferindo uma formação única no mundo na conservação e reabilitação do património construído.

+ info: http://www.civil.uminho.pt/; http://www.msc-sahc.org/
BCP