Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

“Fibrenamics Impulse” debate futuro da ciência e tecnologia Voltar

quinta-feira, 29/03/2018   
Impulse
A primeira edição do Fibrenamics Impulse realizou-se no dia 14 de março, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
Dinamizada pela plataforma internacional Fibrenamics da Universidade do Minho (UMinho), a primeira edição do Fibrenamics Impulse abordou a temática “Criar o Futuro: A tecnologia e o seu impacto na sociedade”. Esta iniciativa visa aproximar o meio académico e empresarial na procura e implementação de respostas aos desafios emergentes na sociedade, como explicou Raul Fangueiro, coordenador da plataforma da UMinho e Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM): “O Fibrenamics Impulse é um novo impulso na dinâmica das fibras, considerando os desafios que todos temos pela frente, encerrando um novo posicionamento da plataforma e um conjunto alargado de iniciativas com os seus parceiros”.

Fazer com que a plataforma Fibrenamics cresça e se multiplique a cada dia foi outro dos objetivos sublinhados por Raul Fangueiro na sua intervenção. O Fibrenamics Impulse marca, assim, uma nova fase da plataforma internacional Fibrenamics no que diz respeito à análise de tendências da sociedade e tecnologia, e no incentivo às empresas para os desafios do futuro, ajudando-as a converter as oportunidades em negócio.

O evento de um dia contou a presença e intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, tendo como orador principal o reconhecido investigador Carlos Fiolhais, que focou os últimos 20 anos e os desafios atuais da Ciência e Tecnologia em Portugal. A iniciativa contou ainda com um debate moderado pelo diretor de programas da RTP, Daniel Deusdado, que envolveu a participação de representantes do meio académico e empresarial, como a UMinho, o Grupo Amorim, a Impetus, a JWT Intelligence Portugal e o CEiiA. Este debate teve como objetivo abordar o papel da inovação, da transferência de conhecimento e da ciência e tecnologia na transformação da sociedade.

“A plataforma Fibrenamics é um bom indicador do modo de estar e atuar da Universidade do Minho. Esta plataforma está em processo de crescimento e consolidação, com uma atividade cientifica intensa, um elevado número de projetos de colaboração com a indústria, práticas de diálogo multidisciplinares, assegurando por esta via um impacto efetivo nos seus utilizadores – empresas e indústria. Estou muito satisfeito por ter a oportunidade de reconhecer o trabalho que tem vindo a ser feito por esta plataforma, e deixo ainda uma palavra de estímulo a que este caminho continue a ser bem conseguido, pois este é o caminho histórico que a Universidade quer continuar a fazer”, sublinhou Rui Vieira de Castro.

Ao longo dos últimos sete anos, a plataforma Fibrenamics tem trabalhado na questão da transferência de conhecimento universidade-empresa, agregando mais de 250 parceiros. Foi recentemente reconhecida pela União Europeia como um case study neste domínio, tendo em conta os resultados obtidos neste âmbito e a metodologia inovadora que implementou. Esta nova fase da plataforma vem consolidar o modelo de transferência de conhecimento implementado, mas agora numa lógica continuada e sustentada a longo prazo.

+ info: https://www.web.fibrenamics.com/pt/
Impulse