Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM integra projeto para a igualdade de género Voltar

sexta-feira, 31/03/2017   
2
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) – através do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) – juntou-se ao projeto EQUAL-IST, destinado a práticas inovadoras na igualdade de género. O consórcio conta com nove entidades europeias de oito países diferentes.
O projeto EQUAL-IST: Gender Equality Plans for Information Sciences and Technology Research Institutions surge no âmbito de uma rede europeia, a ERCIS – European Research Centre for Information Systems e tem como objetivo identificar e introduzir um conjunto de boas práticas de igualdade de género junto da comunidade académica. Perceber o que leva os dois géneros – masculino e feminino – a optar pela área da tecnologia e como é que eles evoluem nesta área, tanto a nível académico como a nível profissional, foi a preocupação inicial dos investigadores.

“Juntámo-nos a um grupo de trabalho liderado pela Alemanha e Itália, porque eles já tinham uma proposta nesta área da igualdade de género. Acho que conhecemos muitos números, mas percebemos pouco sobre o que esses números querem dizer”, explica Isabel Ramos, docente do DSI e responsável do projeto na UMinho. A investigadora reforça que o EQUAL-IST pretende levar as entidades a implementar estratégias ou melhores práticas de igualdade de género e verificar se existem mudanças estruturais com base na introdução dessas estratégias.

O projeto tem como propósito principal abordar os objetivos do Espaço Europeu da Investigação (ERA – European Research Area) no que concerne à igualdade de género, através do apoio a centros de investigação de vários países no desenvolvimento de Planos de Igualdade de Género (Gender Equality Plans - GEPs). O EQUAL-IST combina atividades de integração do género em três níveis principais: práticas de recursos humanos e processos de gestão; serviços académicos e comunicação institucional; conceção e implementação de investigação.

Numa fase inicial, o EQUAL-IST estará voltado para o meio académico, mas Isabel Ramos não exclui a hipótese de exportar este mesmo estudo para as empresas: “Se conseguirmos perceber como é que os profissionais dos dois géneros estão a evoluir na Universidade, então aí vamos ter conteúdo muito mais interessante para divulgar às empresas”, assegura.

A reunião de arranque do EQUAL-IST teve lugar em julho de 2016. Este projeto, coordenado pela ViLabs, na Grécia, e dinamizado na UMinho pelo DSI da EEUM, conta com cerca de 150 mil euros de financiamento para a UMinho, através do Programa Europeu Horizonte 2020, e decorre até 2019.

+ info: https://equal-ist.eu/
1
2