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“Da UModa à Plataforma” mostra coleções dos alunos da EEUM Voltar

quinta-feira, 29/06/2017   
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Os alunos da licenciatura em Design e Marketing de Moda (DMM) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) apresentaram as suas coleções de fim de curso na edição de 2017 do UModa. O evento teve lugar no dia 16 de junho, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães.
No âmbito do evento “Da UModa à Plataforma” e sob o tema “Fantasia”, os alunos de DMM da EEUM mostraram ao público as criações de final de curso, onde o mundo da fantasia e o urbano se cruzaram. O desfile foi organizado pelos colegas do mestrado em Design de Comunicação de Moda (DCM) da EEUM e este ano juntou mais de 300 pessoas. O UModa pretende divulgar o trabalho realizado na licenciatura em DMM, bem como no mestrado de DCM da EEUM. Este é já o quarto ano em que o evento se realizou fora das instalações da Universidade, o que permitiu uma maior amplitude e divulgação junto das empresas e também dos vimaranenses e restante público. “A área do design de moda encontra-se em constante crescimento e, como tal, a competição é cada vez maior. É importante que os alunos levem consigo todos os conhecimentos apreendidos, não só no design, mas também numa área mais associada à Engenharia Têxtil, como é o caso dos materiais e da confeção”, reforçou Inês Amaral, coordenadora do evento e docente no Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da EEUM.

O desfile convergiu na apresentação de sete grupos de trabalho que desenvolveram coleções para a temporada outono-inverno 2017/2018, com uma mostra de diferentes peças de vestuário, calçado, bijuteria, entre outros. O evento “Da UModa à Plataforma” contou, assim, com sete temas, um por cada um grupo:

- MAGRITTE, inspirado no verdadeiro tema do evento – “Fantasia”. O grupo interpretou a “Fantasia” como algo inerente à mente, à visão subjetiva do que cada um tem do mundo e do que o rodeia. A criação das peças foi diretamente inspirada na arte surrealista, essencialmente em quadros e filmes;
- PERSONA, onde o Teatro Grego e Romano foi o foco principal da coleção. O grupo procurou retratar a evolução da identidade humana, a personalidade de cada um e a capacidade de adaptação perante situações distintas, como a postura assumida no local de trabalho perante um superior e a postura assumida na zona de maior conforto junto dos que incitam maior à-vontade e confiança;
- KYKLOS, inspirado no Circo. Através deste conceito, o grupo pretendeu tentar quebrar algumas críticas, essencialmente as que surgem face a pessoas que são vistas como diferentes, e criar, por conseguinte, uma maior aceitação pelos que nos rodeiam face à diferença e ao que é invulgar;
- CÉU E INFERNO, como uma antítese entre o céu e o inferno. O céu e o inferno é, ainda, um tema de grande controvérsia nos dias de hoje no que toca a crenças e lendas. Estes conceitos acabam por ser dois opostos que se completam, e o grupo ambicionou mostrar uma comparação direta entre o ciclo da vida e o início da vida bíblica;
- WICCA, onde o grupo procurou materializar os seus valores espirituais tidos na religião neopagã “Wicca”. Esta coleção teve por base o sobrenatural celta para a indumentária, sem o reduzir a estereótipos visuais da bruxaria presentes no imaginário coletivo. Daqui resultaram peças com semânticas simbólicas, mas sem quaisquer associações religiosas literais ou apropriação de trajes de culto;
- ALQUIMIA, associado a todo o mistério, à magia, à imaginação, à procura de satisfação dos desejos mais profundos a que se atribui a fantasia. O grupo retratou as tentativas da obtenção da “Pedra Filosofal”, por serem o principal trabalho dos alquimistas;
- PARANOID, que interligou imagens sensoriais resultantes das alucinações visuais com doenças do foro psicológico, relacionadas com transtornos dissociativos de identidade.

Enquanto coordenadora do evento, Inês Amaral não tem dúvidas relativamente ao feedback do desfile: “O balanço final foi muito positivo, uma vez que os 300 lugares sentados foram insuficientes, pois mais de 100 pessoas assistiram ao desfile em pé. Os alunos do mestrado ficaram muito satisfeitos com o resultado final, pois o feedback que tiveram por parte do público foi bastante positivo. Os alunos que apresentaram a coleção também se mostraram satisfeitos com a organização do evento e a projeção do mesmo”. Em termos de visibilidade e importância do evento para a divulgação e promoção da EEUM na área da moda e design, a docente do DET da EEUM acrescentou que “é através deste tipo de eventos que conseguimos mostrar que nesta Escola [de Engenharia] e Universidade, a aprendizagem é complementada com a aplicação prática”.

A licenciatura em Design e Marketing de Moda da EEUM tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda. Este perfil de conhecimentos e competências transversais permite uma abordagem inovadora e holística ao design de produtos de moda.

+ info: www.design.uminho.pt; https://www.facebook.com/UModa.UMinho/
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