Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Mensagem do Presidente​​​​​​​​

​​

​Bem-vindo à Escola de Engenharia da Universidade do Minho!

T​​​​​​enho muito orgulho em presidir a uma Escola verdadeiramente forte, consistente nos seus resultados e pró-ativa, que acredita que a multidisciplinaridade dos seus projetos é um re​quisito obrigatório para contribuir para desafios pioneiros e inovadores, permitindo que antecipemos as necessidades do ambiente socioeconómico.

 ​​A nossa Escola conta com um conjunto notável de pessoal docente, pessoal não docente e alunos. Todos trabalhamos juntos, em equipa, com o objetivo de atingir os objetivos de desenvolvimento da Escola e cumprir com a sua estratégia de evolução.

Cada membro da comunidade desempenha um papel fundamental ao contri​​buir com o seu conhecimento e desempenho para os resultados de produtividade e competitividade da Escola. Nas suas diversas vertentes de atuação, a Escola de Engenharia tem que ser capaz de construir e potenciar as pessoas certas para os lugares cert​​os. No seu conjunto, deve ser capaz de atingir elevados desempenhos, quer no Ensino, quer na Investigação, quer na I​nteração com a Sociedade.​​

A Escola de Engenharia está verdadeiramente empenhada em proporcionar uma educação superior de elevada qualidade, com o objetivo de formar cidadãos e profissionais altamente competentes e com um papel social relevante e ativo. Somos movidos pelo ensino e pela aprendizagem ao longo da vida, procurando constantemente oferecer oportunidades de renovação de competências e aquisição de novo conhecimento, incentivando a melhoria contínua das competências profissionais.

A Escola de Engenharia oferece programas educativos e oportunidades de investigação inovadora em áreas​ clássicas da Engenharia como pilares do ensino neste domínio. Não obstante, a Escola dedica também os seus esforços a áreas científicas inovadoras e pioneiras, as chamadas “novas engenharias”, envolvendo novas tecnologias de produção, processos mais eficientes, design avançado, energia e sustentabilidade. A Escola pretende promover o conhecimento e inovação trabalhando em paralelo com vista à reinvenção do futuro e à criação de soluções efetivas para os desafios societais dos nossos dias: ambiente, energia, reindustrialização, sustentabilidade, bioengenharia, etc.

A Escola de Engenharia é uma Escola dedicada à investigação de ponta e capaz de responder aos problemas concretos do quotidiano, em colaboração próxima com o tecido industrial e com a sociedade. As atividades de I&D incentivam a criação de novo conhecimento que, por sua vez, é aplicado e ensinado, renovando constantemente o ciclo da aprendizagem baseada na prática. Como uma instituição de I&D de excelência, a Escola dedica a sua atividade a áreas estratégicas para o seu desenvolvimento, reforçando a sua posição na rede de instituições de investigação nacionais e internacionais. Procuramos providenciar um ambiente académico que instigue as capacidades empreendedoras dos nossos alunos. A nossa investigação não é apenas “market-driven”, ou seja, gerida pelas necessidades do mercado, mas tem também em conta os benefícios que os nossos parceiros-chave – a Indústria e os Alunos – podem retirar de uma abordagem de longo prazo.

A Universidade do Minho conquistou recentemente um lugar de destaque nos melhores rankings mundiais do ensino superior, nomeadamente o Times Higher Education 2015/2016, o Times Higher Education 100 under 50 University Ranking 2016 e o CWTS Leiden Ranking 2015. Estamos certos que a Escola de Engenharia desempenhou um importante papel nesta conquista, contribuindo com os seus excelentes resultados ao nível do ensino e da investigação. Em 2015, a Escola de Engenharia desenvolveu mais de 210 projetos de investigação, representando um total de financiamento superior a 53 milhões de euros. Neste ano, foram publicados mais de 600 artigos em revistas ISI/SCImago e foram registadas 13 patentes nacionais e internacionais.

O reconhecimento do papel da EEUM também surge através de instâncias internacionais, consubstanciadas em rankings internacionais de excelência – e, a par da própria Universidade do Minho, a sua Escola de Engenharia surge no CWTS Leiden Ranking 2015​ acompanhando a classificação da UMinho como 2ª universidade portuguesa no critério “PP top 50%” em “Ciências físicas e engenharia”.

O relatório realizado pela Associação Europeia das Universidades (EUA - European University Association) sobre a UMinho, divulgado em 2007, referia verificar-se uma cultura de qualidade claramente imbuída nas atividades da organização. A UMinho procura ativamente ser uma universidade empreendedora, com o objetivo de criar e fortalecer uma forte interação entre os seus recursos humanos e os seus alunos e a comunidade externa, envolvendo-se em atividades de transferência de conhecimento e de tecnologia. A célere evolução da taxa de publicações científicas, o aumento do número de alunos de doutoramento e o aumento significativo do financiamento de contratos de investigação foram elogiados pela EUA. A UMinho constitui indubitavelmente um agente articulador do ensino superior de qualidade e desempenha um papel de excelência no desenvolvimento regional sustentável.

 ​No relatório “Diagnóstico do Sistema de Investigação e Inovação: desafios, forças e fraquezas rumo a 2020”, publicado pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, a UMinho é já apontada como uma instituição de topo no que se refere ao número e qualidade das relações de cooperação com a rede de indústria nacional. A UMinho é distinguida como centro de produção de conhecimento, complementando o desenvolvimento de projetos de investigação com as competências necessárias à sua evolução, sendo ainda referida como a organização com maior número de ligações a instituições de interface e centros tecnológicos. A UMinho destaca-se como a principal fonte de conhecimento especializado no que toca a projetos estratégicos em cooperação com a indústria, desempenhando um papel central na rede científica e tecnológica.

A Escola de Engenharia tem como objetivo ser reconhecida como a Escola que forma “os Melhores Engenheiros Portugueses”, não só a nível nacional mas também através de reforço do reconhecimento internacional.

Convidamo-lo(a) a explorar a nossa página e a conhecer melhor a nossa Escola, a nossa oferta educativa e os nossos projetos pioneiros e equipas de investigação. Caso pretenda receber alguma informação mais detalhada, não hesite em contactar-nos ou visitar as nossas instalações.​​

​João L. Monteiro​
Presidente
Escola de Engenharia da Universidade do Minho​​​