Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

António José Marques Guimarães Rodrigues

 

António José Marques Guimarães Rodrigues nasceu a 7 de setembro de 1950, em Lourenço Marques. Concluíu em 1972 a licenciatura em engenharia mecânica na Universidade de Lourenço Marques. Em novembro de 1972 foi contratado como auxiliar de investigação pela Universidade de Lourenço Marques. Foi contratado como assistente eventual da mesma Universidade em maio de 1973.

De agosto de 1973 a fevereiro de 1975 cumpriu o serviço militar obrigatório em Moçambique, rescindindo o seu contrato com a Universidade de Lourenço Marques em dezembro de 1974.

Foi contratado pela Universidade do Minho, como assistente eventual e integrado na Unidade Científico-Pedagógica de Ciências Exatas e Tecnologias e no Centro de Investigação de Ciências e Engenharia de Sistemas em setembro de 1975.

Foi bolseiro da INVOTAN no período de outubro de 1976 a junho de 1980, em Inglaterra, tendo concluído o Mestrado em Investigação Operacional na Universidade de Birmingham em 1978 e o Doutoramento em Engenharia de Produção, também na Universidade de Birmingham, em junho de 1980. Em novembro de 1978, na situação de bolseiro no estrangeiro, foi contratado como assistente da Universidade do Minho.

Regressado à Universidade do Minho, reiniciou a sua atividade docente em setembro de 1980. Em novembro de 1980 o seu grau de PhD foi considerado equivalente ao grau de doutor em Engenharia de Produção (Especialidade em Ciências de Computação) pela Universidade do Minho. Foi contratado como professor auxiliar, além do quadro, a partir de novembro de 1980. Em 1982 foi bolseiro da Agency for International Development, por um período de 2 meses, num programa de visita a várias Universidades com atividade no domínio da Engenharia Industrial nos Estados Unidos. Em julho de 1985, em cumprimento das disposições do ECDU, submeteu o seu relatório de atividade para nomeação definitiva. Foi contratado como professor auxiliar de nomeação definitiva a partir de novembro de 1985. Ainda em 1985, submeteu provas documentais a concurso aberto pela Universidade do Minho para provimento de uma vaga de professor associado no grupo disciplinar de Otimização e Investigação Operacional. Foi contratado como professor associado de nomeação definitiva a partir de maio de 1986. Foi-lhe concedida licença sabática nos anos letivos de 1986/87 e 1993/94, mantendo a direção e gestão do grupo disciplinar de Otimização e Investigação Operacional. Em dezembro de 1995 apresentou-se a provas de agregação no grupo disciplinar de Engenharia de Sistemas e de Processos Industriais do Departamento de Produção e Sistemas, no âmbito científico da Otimização e Investigação Operacional, tendo sido aprovado por unanimidade. Foi provido como Professor Catedrático de Nomeação Definitiva em julho de 1996.

Em 1972/73 foi responsável pela gestão do pessoal técnico e administrativo do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Lourenço Marques. Em 1975/76, na Universidade do Minho, colaborou com os Professores Joaquim Romero e Barreiros Martins em diversos grupos de trabalho associados à instalação da Universidade, nomeadamente o arranque das instalações provisórias, a elaboração de propostas e definições curriculares de licenciaturas em funcionamento e a propor pela Universidade do Minho (incluindo um possível ramo de Construção Naval da licenciatura em Engenharia de Produção). Foi responsável pelos processos de elaboração de concursos para aquisição de equipamento e aquisição de ferramentas e matérias primas para apetrechamento das Oficinas Gerais em instalação. Foi, também, responsável pelos aspetos operacionais dos Serviços de Reprografia da Universidade.

No período de 1980 a 1982, foi responsável pela Área de Produção e Sistemas da Unidade Cientifico - Pedagógica de Engenharia, atual Departamento de Produção e Sistemas. No âmbito destas funções, foi membro do Conselho de Gestão da Unidade Científico-Pedagógica de Engenharia. Foi membro da Comissão Diretiva de vários Cursos de Engenharia (Sistemas e Informática em 1983/84, 1984/85 e 1985/86, Engenharia de Produção - Polímeros em 1983/84, Engenharia de Produção Têxtil em 1983/84). Desempenhou novamente as funções de responsável pela Área de Produção e Sistemas em 1986. Foi membro da Comissão Diretiva da 1ª e 2ª edições do Curso de Mestrado em Informática (1983 a 1987), colaborando no planeamento, organização e funcionamento deste primeiro mestrado oferecido pela Universidade do Minho.

Em 1995 foi designado pela JNICT Representante Nacional ao Programa EUREKA - FACTORY, representação que desempenhou pelo período de um ano.

É membro fundador da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Investigação Operacional (APDIO). Foi Vice-Presidente desta Associação de 1988 a 1992. Colabora com a Associação, nomeadamente como membro da sua Comissão Editorial, e como Presidente do Conselho de Auditoria da Associação desde 1993. Foi Vice-Presidente da Escola de Engenharia nos anos de 1995 e 1996. Em novembro de 1996 foi eleito Diretor do Departamento de Produção e Sistemas, desempenhando essa função em acumulação com a Vice-Presidência da Escola até Novembro de 1996. Foi eleito para a Presidência da Escola para o biénio 1997-1998 com os Vice-Presidentes António Augusto Sousa Miranda e Manuel José Magalhães Mota. Foi eleito para o segundo mandato na Presidência da Escola para o biénio 1999-2000 com os Vice-Presidentes Manuel José Magalhães Mota e José António Colaço Gomes Covas.