Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

João Luís Marques Pereira Monteiro

Professor Catedrático do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da EEUM desde 2007.

Iniciou a sua carreira na Universidade do Minho em outubro de 1980 como Assistente Estagiário após a obtenção, no mesmo ano, da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto com classificação final de 16 valores.

Obteve o doutoramento em Engenharia de Sistemas e Informática, especialidade de Engenharia de Computação em 1991 e a Agregação em 2003, ambos na Universidade do Minho.

No campo letivo lecionou e leciona Unidades Curriculares nas áreas de Processamento de Sinal, Comunicações, Sistemas Digitais e Microprocessadores. Tendo sempre privilegiado trabalhos de investigação e desenvolvimento orientados para a aplicação industrial foi, desde 1991, responsável ou co-responsável de várias dezenas de projetos de I&D quer financiados pela FCT quer pela AdI quer pelo FP7.

Desde 2009 é coordenador do grupo de Sistemas Embebidos (ESRG – Embedded Systems Research Group), um Grupo de ID da Linha de Eletrónica Industrial do Centro de Investigação ALGORITMI (http://algoritmi.uminho.pt/research-teams/esrg/).

Co-orienta atualmente 5 estudantes de doutoramento, todos bolseiros da FCT. Orientou ou co-orientou já mais de uma dezena de estudantes de doutoramento, vários deles docentes da EEUM em diferentes departamentos.

Publicou em co-autoria ou autoria cerca de uma centena de artigos.

Foi pró-Reitor da Universidade do Minho de abril de 2005 a outubro de 2009. No âmbito destas funções coordenou diversos serviços centrais na altura responsáveis pela construção de 4 grandes edifícios da UM com valor total de vários milhões de euros (ECS, ED, ENG2/ICS, IE/IP). As funções de pró-Reitor abarcavam ainda o apoio ao Reitor e Vice-Reitor na ligação com as autarquias, as instituições de interface e a coordenação de serviços centrais. Foi diretor do Centro de Investigação ALGORITMI desde 1998 até 2006 tendo sido reeleito em dezembro de 2010 até setembro de 2013 (http://algoritmi.uminho.pt). Este centro abarca as áreas de Engenharia Eletrónica, Computadores e Informática, com mais de 150 doutorados num total de mais de 300 membros. O Centro tem a classificação de Muito Bom e movimenta, em projetos, vários milhões de euros anualmente. Em 2010 foi eleito membro do Conselho Científico da Escola da Engenharia. Após as eleições de novembro de 2012, representou o Centro de Investigação ALGORITMI no Conselho Científico da EEUM até maio de 2013.

Foi Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho entre 2013 e 2019.