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Paulo António Alves Pereira

 

Em 1980 concluiu a Licenciatura em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 1988 apresenta na UMinho, a dissertação para a obtenção do grau de doutor em Engenharia Civil, “Contribuição para um Sistema de Gestão Rodoviária”. Em 1999 realiza as Provas de Agregação na UMinho.

Iniciou a sua carreira académica na UMinho como Assistente Estagiário na UMinho, a prestar serviço na Área de Engenharia Civil da Unidade Científico-Pedagógica de Engenharia, a partir de 1981. Nomeado Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil (DEC) em 2001.

Foi Diretor do Centro de Território, Ambiente e Construção (C-TAC) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) de 2007 a 2010, e Diretor do DEC da EEUM, de 1989 a 2003. Foi responsável do grupo disciplinar de Vias de Comunicação do DEC, de 1988 a 2010. Foi Diretor do Mestrado em Engenharia Rodoviária da EEUM e da Universidade de Coimbra, de 2001 a 2008.

Especialista em Transportes e Vias de Comunicação, pela Ordem dos Engenheiros, desde 2001. Membro da “Association Internationale Permanente des Congrès de la Route – World Road Association” (AIPCR), desde 1985. Membro Nacional do Comité D2a “Surface Characteristics” da “World Road Association” (AIPCR). Coordenador da Sub-Comissão SC5 do Comité Técnico de Normalização CT129, e representante nacional no WG5 do CEN. Presidente da iSMARTi, international Society for Maintenance And Rehabilitation of Transport Infrastructures, de 2008 a 2011.

Tem desenvolvido a atividade de investigação no domínio das Misturas Betuminosas, da Mecânica dos Pavimentos e da Gestão da Rede Rodoviária. Responsável por vários projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). De 2009 a 2011, foi responsável pelo projeto SAFESPEED – Estratégias de gestão da velocidade: um instrumento para a implementação de soluções de gestão rodoviária seguras e eficientes e participou nos seguintes: i) NOISELESS – Perceção, modelação e redução do ruído através de superfícies de pavimentos inovadoras e duráveis; ii) O efeito das sobrecargas do tráfego no desempenho dos pavimentos rodoviários e nos custos do ciclo de vida.

Orientou doze teses de doutoramento e treze teses de mestrado. Publicou mais de 160 artigos em revistas internacionais, congressos internacionais e congressos nacionais. É autor e co-autor de um livro e seis capítulos de livros.

Oganizou reuniões científicas nacionais e internacionais e participou nos respetivos comités científicos: (1) “3rd International Symposium on Maintenance and Rehabilitation of Pavements and Technological Control-MAIREPAV”, 2003, Guimarães; (2) “2nd European Pavement and Asset Management Conference-EPAM”, 2004, Berlin; (3) “4th MAIREPAV”, 2005, Belfast; (4) “5th MAIREPAV”, 2007, Utah; (5) “1st iSMARTi International Conference onTransportInfrastructures-ICTI”, 2008, Beijing; (6) “3rd European Pavement and Asset Management Conference, 2008, Coimbra; (7) “Evaluation of Pavement Surface Characteristics”, 2008, Guimarães; (8) “6th MAIREPAV”, 2009, Turim; (9) “XV Congresso Ibero-LatinoAmericano do Asfalto-CILA”, 2009, Lisboa; (10) “2nd International Conference onTransport Infrastructures”, 2010, São Paulo; (11) “7th International Conference on Maintenance and Rehabilitation of Pavements and Technological Control - Mairepav7”, 2012, Auckland; (12) “3rd International Conference on Transport Infrastructures – ICTI”, 2014, Pisa.

Membro do Corpo Editorial das revistas internacionais: “International Journal of Pavements”; “International Journal of Pavement Engineering”; “International Journal of Road Materials and Pavement Design”; “Bulletin des Laboratoires des Ponts et Chaussées” e das Revistas Nacionais “Intersections” (Roménia) e “Revista de Engenharia Civil” (Portugal).

De 1990 a 1995 foi o responsável pela coordenação e execução do projeto Desenvolvimento e Implementação de um Sistema de Gestão da Conservação dos Pavimentos Rodoviários, para a Junta Autónoma de Estradas. De 1998 a 2000 foi o responsável pelo projeto Irregularidade Longitudinal dos Pavimentos Rodoviários – Estabelecimento de Classes para a Avaliação da Qualidade Funcional, no âmbito do Protocolo entre a Universidade do Minho e a Junta Autónoma de Estradas, com a participação do “Laboratoire Central des Ponts et Chaussées” (LCPC), França. Coordenador do Protocolo de Cooperação entre a Universidade do Minho e a AENOR no domínio da Construção, Gestão e Exploração das Infraestruturas Rodoviárias.

Foi Presidente da Escola de Engenharia de março de 2010 a maio de 2013.