Maior prémio europeu em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa entregue a Rui L. Reis Voltar

segunda-feira, 31/07/2017
O prémio TERMIS-EU – da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa – destaca as mais importantes contribuições para a literatura científica do investigador da UMinho. A entrega do galardão teve lugar no dia 29 de junho, em Davos, na Suíça.
A Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS), a maior a nível mundial nesta área de investigação, atribuiu o prémio TERMIS-EU de contribuições para a literatura científica a Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B’s (Grupo de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e vice-reitor para a investigação da UMinho. Esta distinção trata-se do prémio científico mais importante que a TERMIS atribui a um cientista a trabalhar na Europa.

O prémio TERMIS-EU foi atribuído apenas pela segunda vez na história da Sociedade, depois de em 2013 ter sido atribuído ao cientista Ranieri Cancedda, um dos fundadores da medicina regenerativa na Europa. Durante a cerimónia, Rui L. Reis apresentou uma palestra plenária, onde descreveu os últimos 20 anos da sua investigação para uma plateia de 1300 cientistas provenientes de mais de 50 países. O investigador desenvolveu toda a sua carreira na Europa, sempre baseado em Portugal.

A TERMIS-EU entrega o prémio sénior a quem tiver um registo de publicações notável (outstanding publication records), tendo realizado contribuições de excelência para a literatura científica no domínio da Engenharia de Tecidos e da Medicina Regenerativa. A sua importância prende-se por contribuições sistemáticas para a literatura científica, através da publicação de artigos científicos, artigos de revisão, patentes, livros de divulgação internacional, lições plenárias e comunicações convidadas em grandes congressos, bem como outras contribuições neste domínio científico. O premiado deverá ser referenciado e citado – de forma continuada e crescente – pelos seus pares quando estes publicam outros trabalhos. Na sessão de entrega do prémio, a TERMIS-EU destacou “a carreira única do cientista português, a sua capacidade de liderança na área e a impressionante bibliometria, quer em termos de publicações, quer de citações por outros autores”.

Recorde-se que o diretor do grupo 3B’s e professor catedrático da EEUM arrecadou os dois maiores prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais (Jean Leray e George Winter) e ainda um Clemson Award, da Sociedade Americana de Biomateriais.

+ info: https://www.termis.org/eu2017/; http://www.3bs.uminho.pt/