INNOVATIVE CAR HMI

Em 2013 a Universidade do Minho e a Bosch iniciaram uma parceria de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com apoio financeiro da União Europeia, que tem sido considerada um modelo de excelência na Europa.

A primeira fase foi marcada pelo HMIExcel (Human Machine Interface Excellence, 2012-2015), um projeto de investigação em torno das soluções de multimédia avançadas para automóveis na relação homem-máquina. Com um investimento de 19 milhões de euros e mais de 80 investigadores e engenheiros altamente qualificados atingiram, com sucesso, os objetivos propostos. Dentre eles, a submissão de patentes, publicações cientificas e a consolidação de mudanças positivas no âmbito da indústria.

Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel, a parceria de I&DT entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimédia Portugal  avançou, em 2015, com um novo programa, denominado INNOVATIVE Car HMI. Este resulta de duas candidaturas, INNOVCAR e iFACTORY, que são entendidas pela entidade financiadora, como Projetos. Contudo, a sua dimensão e complexidade leva as duas entidades do consórcio, Bosch Car Multimédia e Universidade do Minho, a operacionalizá-las como um único Programa de I&DT – Innovative Car HMI.

O Programa Innovative Car HMI é composto por 30 Projetos e tem como principais objetivos:

• Criar conhecimentos e tecnologias em Portugal que se traduzam em inovações mundiais nas soluções do automóvel do futuro, potenciando o caminho para a “visão zero”. Assim, os trabalhos realizados contribuirão para a conceção e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, tais como:
    - sistema de comunicações veículo-para-veiculo (V2V), veículo-para-infraestrutura (V2I) e veículo-para-peão (V2P);
    - sensores e sistemas de deteção;
    - sistemas HMI;
    - HUD;
    - software e aplicações embebidas para veículos inteligentes;
    - sistemas de cancelamento de ruído e de componentes mecânicos sem ruído;
    - chassis 100% plástico, bem como para a conceção e desenvolvimento de ferramentas e processos de suporte ao desenvolvimento, produção e controlo de qualidade destes novos produtos e tecnologias.
  • Gerar avanços científicos e tecnológicos traduzindo-se num conjunto de processos, sistemas e ferramentas que irão conferir um alto nível de flexibilidade e qualidade, combinada com custos competitivos, às principais operações relacionadas com as diferentes fases dos projetos de industrialização na Bosch BrgP. Assim, os trabalhos realizados contribuirão para a conceção e desenvolvimento de :
    - materiais e dispositivos para controlo de qualidade, industrialização, fabrico e gestão da fábrica;
    - ferramentas de controlo de qualidade;
    - processos de prototipagem e de fabrico;
    - sistemas logísticos;
    - sistemas de gestão da produção e da manutenção;
    - sistemas de business intelligence e gestão de projetos.

Data de início: julho 2015

Data de conclusão: julho 2018

Orçamento: 54.700.000,00€

hmiexcel.jpg