Ignorar Comandos do Friso
EN PT

INNOVATIVE CAR HMI

A parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho abriu um novo caminho nas relações entre a indústria e as instituições de ensino. O primeiro projeto em parceria - HMIExcel (2013-2015) teve um grande impacto nacional e internacional, e os resultados, aplicações e inovações estão ao nível do que melhor se faz na Europa e no Mundo. A parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho já permitiu desenvolver tecnologias de elevado grau de inovação com extrema relevância para o setor Multimédia Automóvel, incluindo o desenvolvimento de novos processos, produtos e soluções que permitem o reforço e a entrada em novos mercados, com a produção de soluções à medida de cada cliente.

A parceria entre as duas instituições evidenciou a cultura de inovação exportada pela Bosch, contribuindo ativamente para a construção da boa reputação de tecnologia desenvolvida e produzida em Portugal, que garantem uma maior competitividade internacional.

O HMIExcel possibilitou o incremento de vários níveis de know-how técnico-científicos, que produziram valor acrescentado para todos os envolvidos e os resultados alcançados validaram o caminho percorrido, potenciando novos desenvolvimentos state-of-the-art, que constituíram uma base sólida com conhecimento reforçado para futuras colaborações. O projeto HMIExcel permitiu ainda que a unidade Bosch em Braga realizasse os seus primeiros pedidos de patentes junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, alcançando um marco muito importante na história da empresa em Portugal.

Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel (2013-2015), a parceria de I&DT entre a Bosch Car Multimédia Portugal e a Universidade do Minho avançou com um novo Programa denominado Innovative Car HMI. O Programa Innovative Car HMI resulta de duas candidaturas, INNOVCAR e iFACTORY, que são entendidas pela entidade financiadora, como Projetos. Contudo, a sua dimensão e complexidade leva as duas entidades do consórcio, Bosch Car Multimédia e Universidade do Minho, a operacionalizá-las como um único Programa de I&DT – Innovative Car HMI.

O Programa Innovative Car HMI é composto por 30 Projetos e tem como principais objetivos:

• Criar conhecimentos e tecnologias em Portugal que se traduzam em inovações mundiais nas soluções do automóvel do futuro, potenciando o caminho para a “visão zero”. Assim, os trabalhos realizados contribuirão para a conceção e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, tais como:
    - sistema de comunicações veículo-para-veiculo (V2V), veículo-para-infraestrutura (V2I) e veículo-para-peão (V2P);
    - sensores e sistemas de deteção;
    - sistemas HMI;
    - HUD;
    - software e aplicações embebidas para veículos inteligentes;
    - sistemas de cancelamento de ruído e de componentes mecânicos sem ruído;
    - chassis 100% plástico, bem como para a conceção e desenvolvimento de ferramentas e processos de suporte ao desenvolvimento, produção e controlo de qualidade destes novos produtos e tecnologias.
  • Gerar avanços científicos e tecnológicos traduzindo-se num conjunto de processos, sistemas e ferramentas que irão conferir um alto nível de flexibilidade e qualidade, combinada com custos competitivos, às principais operações relacionadas com as diferentes fases dos projetos de industrialização na Bosch BrgP. Assim, os trabalhos realizados contribuirão para a conceção e desenvolvimento de :
    - materiais e dispositivos para controlo de qualidade, industrialização, fabrico e gestão da fábrica;
    - ferramentas de controlo de qualidade;
    - processos de prototipagem e de fabrico;
    - sistemas logísticos;
    - sistemas de gestão da produção e da manutenção;
    - sistemas de business intelligence e gestão de projetos.

Data de início: julho 2015

Data de conclusão: junho 2018

Orçamento: 54.700.000,00€

Contactos:
António J. Pontes – Diretor de Programa UMinho e coordenador da parceria Bosch-UMinho (pontes@dep.uminho.pt)
Eduardo B. Pinto - Gestor de Programa UMinho (eduardo.pinto@eng.uminho.pt)

Consórcio: Universidade do Minho, Bosch Car Multimédia Portugal