Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Presidente da Academia Chinesa de Ciências visita UMinho Voltar

quinta-feira, 08/09/2016    Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
Visita Academica Chinesa de Ciências (1)
Bai Chunli, presidente da Academia Chinesa de Ciências, liderou a comitiva que visitou a Universidade do Minho. Vice-Presidente da EEUM, Rosa M. Vasconcelos, acompanhou a visita.
Uma comitiva da Academia Chinesa de Ciências visitou a Universidade do Minho, com vista a estreitar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre as duas entidades. O programa iniciou a 8 de setembro, com as boas-vindas na Reitoria, no Largo do Paço, em Braga. No dia seguinte, decorreram várias reuniões no Instituto para a Biossustentabilidade (IB-S), no campus de Gualtar, e foram apresentadas as conclusões dos trabalhos.

A comitiva foi liderada pelo Presidente da Academia Chinesa de Ciências, Bai Chunli, e contou ainda com o Diretor-Geral do Bureau of International Cooperation, Jinghua Cao, o Diretor de Programas daquela entidade, Xiaofeng Lu, o Engenheiro-Chefe do Micro Satellite Innovation Research Institute, Shufan Wu, e o responsável do National Center for Nanoscience and Technology, Xiaohui Qiu.

A importância da iniciativa foi também visível pela presença do Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, e da Diretora para as Relações Internacionais da FCT, Ana Quartin. A UMinho esteve representada pelo Reitor António M. Cunha e pelo Vice-Reitor Rui Vieira de Castro. As Escolas de Ciências, Psicologia e Engenharia estiveram também presentes, tendo a EEUM sido representada pela sua Vice-Presidente, Rosa M. Vasconcelos. Acompanharam ainda a visita vários responsáveis por unidades de investigação da UMinho, bem como o diretor-geral do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Lars Montelius, entidade que também foi visitada pela delegação chinesa.

A Academia Chinesa de Ciências é o principal organismo científico da China, com mais de 50 mil investigadores em 140 institutos. É também a entidade líder mundial no impacto das suas publicações, segundo a revista “Nature”, e lançou há pouco o primeiro satélite de comunicação de quantum do mundo, entre outras particularidades.

Mais informação: http://english.cas.cn/

Fotos de Nuno Gonçalves/UMdicas
Visita Academica Chinesa de Ciências (1)
Visita Academica Chinesa de Ciências (2)