Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Entrevista: 40 anos de Produção e Sistemas Voltar

quinta-feira, 29/09/2016   
01-Dia do DPS
Em 2016, a área de Produção e Sistemas celebra 40 anos da sua criação, em 1976, no âmbito da definição da estrutura orgânica da Universidade do Minho de então. As comemorações decorrem ao longo de todo o ano. A ENGINews esteve à conversa com o atual Diretor do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da EEUM, Professor José Valério de Carvalho.
A Área de Produção e Sistemas foi criada em 1976, no âmbito da definição da estrutura orgânica da Universidade do Minho, materializada no Regulamento Interno Provisório da Universidade do Minho, homologado por despacho do Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, em 10 de fevereiro de 1976, que instituiu a Engenharia como uma Unidade Pedagógica da Universidade. O ensino da Engenharia começara já na Universidade do Minho, através da Unidade Científico-Pedagógica de Ciências Exatas e Tecnologias, mas a primeira referência a “Produção e Sistemas” ocorre apenas em 1976.
A estrutura da Universidade, com as suas unidades orgânicas criadas a título provisório, vigorou durante o período de instalação da Universidade, e manteve-se, com adaptações determinadas pelos órgãos de governo da Universidade, até à homologação dos seus estatutos, em 1989. A designação passou então a ser Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
A ENGINews esteve à conversa com o atual Diretor do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da EEUM, Professor José Valério de Carvalho.

Conte-nos um pouco a evolução da área de Produção e Sistemas desde a sua criação até aos dias de hoje.

O perfil do engenheiro industrial está bem definido, a nível internacional, e não varia. Nós preparamos alunos para conceber, desenvolver, implementar e melhorar sistemas integrados que incluem pessoas, materiais, informação, equipamento e energia, dando aos alunos uma prática analítica, computacional e experimental adequada a esse fim. Um dos grandes desafios que enfrentamos é fazer isso de acordo com o tempo atual. E vivemos justamente um momento em que há bem pouco foi lançada a iniciativa estratégica Industria 4.0, que muitos anteveem que conduza à quarta revolução industrial. É uma realidade completamente nova. Basicamente a Indústria 4.0 envolve a integração técnica de sistemas ciber-físicos na manufatura e na logística, e o uso da Internet das Coisas e Serviços em processos industriais. Antevêem-se grandes implicações na criação de valor, nos modelos de negócios e na organização do trabalho, e os nossos alunos têm de estar preparados para enfrentar essa realidade.
Do lado do DPS, temos condições para encetar esse desafio. Um dos indícios positivos é que as áreas científicas do DPS coincidem genericamente com os grupos de trabalho da iniciativa Indústria 4.0.

Qual o contributo da Produção e Sistemas para o nosso dia-a-dia?
O que se procura é aumentar a eficiência dos sistemas, utilizando os recursos de uma forma mais racional, seja através da otimização dos sistemas, seja através da inovação, tendo sempre em vista aumentar a produtividade, para tornar melhor, ou mais fácil, a vida das pessoas. Um dos exemplos clássicos é o sistema de triagem de Manchester, usado nas urgências dos hospitais, que foi concebido por engenheiros industriais e que mostra que a Produção e Sistemas, para além das aplicações na indústria, tem também aplicação na área dos serviços. Outro exemplo da área da otimização é o planeamento da operação de companhias áreas. Quando começou a ser utilizada, houve um decréscimo real do preço das viagens áreas. Apesar de ser um sistema complexo, que envolve pessoas, aviões e inúmeras restrições, é possível encontrar planos que se traduzem em grandes economias. Conheço um caso em que a otimização permitiu reduzir em 17% os custos de operação de uma grande companhia de aviação europeia.

Quais as principais personalidades que distinguiria na dinamização do departamento e da sua política de atuação?
Não é fácil singularizar. Eu distinguiria o Professor Romero, pelo seu papel de introdução da área científica em Portugal de uma forma estruturada, e o Professor Guimarães Rodrigues, pela forma como dirigiu e sempre acompanhou o departamento. Mas todos os dias vejo, nos meus colegas, nos funcionários e nos nossos alunos e antigos alunos, empenho e dedicação, e o “talant de bien faire”. Tenho a certeza que todos podemos construir um futuro brilhante para ajudar a afirmar a área de Engenharia e Gestão Industrial.

Falou há pouco de um grande desafio do DPS. Que outros desafios é que o DPS enfrenta?
Há vários, e muitos. Um deles é a acreditação do nosso curso por entidades internacionais. O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial está acreditado pela A3ES pelo período máximo, mas temos de ir mais longe, porque a Universidade do Minho e a Escola de Engenharia se inserem no espaço europeu, e é nesse espaço que temos de ser reconhecidos. Outro desafio é lecionar em inglês, para aumentar a atratividade do nosso curso por alunos Erasmus. E há muitos mais… Estaremos cá nos próximos 40 anos.

O Dia do Departamento de Produção e Sistemas, a 18 de fevereiro de 2016, abriu as celebrações dos 40 anos de Produção e Sistemas na Universidade do Minho. Ao longo do ano, decorreu já um conjunto de eventos temáticos abertos à comunidade, a Semana de Inovação (de 22 a 26 de fevereiro), a Semana da Investigação Operacional (de 11 a 17 de março), a Semana da Estatística Industrial (de 8 a 15 de abril). Decorreu ainda no dia 6 de maio o Workshop de Gestão de Projetos.

Para os próximos meses estão agendadas a Semana da Gestão Industrial (de 24 a 28 de outubro) e a Semana da Qualidade (de 4 a 10 de novembro).

+ Info: www.dps.uminho.pt

01-Dia do DPS
02-Semana da Gestão Industrial
03-Semana da Estatística
04-Semana da Inovação
05-Semana da Investigação Operacional
06-Workshop Gestão Projetos
07-Diretor DPS, Prof. Valério de Carvalho