Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

UMinho adapta brinquedos para crianças especiais Voltar

terça-feira, 20/12/2016   
1
O Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial (DEI) da EEUM abriu portas a uma semana dedicada à adaptação de brinquedos eletrónicos para crianças com necessidades especiais. A iniciativa já vai na 11ª edição.
O Grupo de Robótica do DEI da EEUM levou a cabo uma iniciativa de adaptação de brinquedos eletrónicos, que serão distribuídos pelas cidades de Braga e Guimarães. Estes brinquedos destinam-se a crianças com paralisia cerebral com várias limitações a nível cognitivo e de mobilidade.

Promovida pelos Serviços de Ação Social da UMinho, a iniciativa conta com o apoio de instituições e empresas como a Sociedade Martins Sarmento e a Bot’n Roll que ajudam com os materiais. Da SALUSLIVE chega a ajuda na distribuição dos brinquedos pelas instituições que acolhem as crianças especiais.

A linha de montagem contou, diariamente, com um grupo de alunos e dois docentes do DEI. Fernando Ribeiro, professor responsável, explica que “estas crianças têm muita dificuldade em acionar os brinquedos. Por essa razão, nós adaptamos um interruptor grande de forma a que as crianças o possam acionar com outras partes de corpo que não estejam tão limitadas, como o pescoço ou os pés”.

Nas palavras do docente, a principal motivação é adaptar brinquedos que cheguem a todos, gastando pouco: “Um brinquedo adaptado custa muito dinheiro, cerca de 200€ ou 300€, e isso não faz sentido. Nós comprámos caixas de plástico, fios, cartões e tudo isto custou-nos cêntimos”, sublinha Fernando Ribeiro. Apesar de a adaptação ser diferente em cada brinquedo e o trabalho possa variar de poucos minutos a algumas horas, a equipa não tem dúvidas que estes factos só estimulam e desafiam a criatividade. “Há bonecos que mexem as pernas, mas como estas crianças não podem andar e acompanhá-los, nós alteramos o interior e retirámos esse movimento. Isto é um trabalho que também nos obriga a pensar”, explica o docente.

Entre os dias 12 e 16 de dezembro, o Laboratório de Robótica da EEUM esteve transformado numa verdadeira oficina de adaptação de brinquedos. 10 anos de uma iniciativa solidária que promete, uma vez mais, surpreender as crianças especiais.

+ vídeo: https://youtu.be/cJgV7P67__8
1
2
3
4
5
6
7
8