Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Engineering & Tooling Cluster com intervenção da EEUM Voltar

quinta-feira, 29/06/2017   
01
O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação reconheceu recentemente 20 clusters de competitividade nacionais. O Engineering & Tooling Cluster é o destaque desta edição e conta com a participação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Com o objetivo de desenvolver moldes e otimizar produtos e respetivos processos de fabrico, o Engineering & Tooling Cluster ambiciona maximizar a qualidade dos seus produtos finais, que são os moldes e ferramentas, especiais, normalmente usados para a produção de produtos em materiais poliméricos e peças maquinadas de alta precisão. Esta agregação junta mais de 100 entidades provenientes das mais variadas áreas do tecido empresarial, associações, universidades e politécnicos, e centros de investigação e de formação.

O Engineering & Tooling Cluster atua nas áreas automóvel, aeronáutica, eletrónica, embalagem e saúde, sendo nestes grandes mercados-alvo que o cluster se posiciona e maximiza. As suas competências incidem sobre várias áreas de atuação e este cluster pretende também levar a marca do Engineering & Tooling para fora de Portugal, com o objetivo de ampliar e valorizar a própria marca. “Quando a marca do Engineering & Tooling vai a grandes eventos, vai naturalmente agregada de competências, logo o seu valor acrescentado é muito maior. As pessoas que veem a marca percebem que as competências deste cluster não estão isoladas e que podem ser partilhadas”, esclarece António Pontes, vogal do Conselho Fiscal do Engineering & Tooling Cluster e representante da EEUM através do Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC).

Paralelamente ao incentivo ao empreendedorismo e inovação, este cluster tem vindo a promover um conjunto de projetos que se dividem em «projetos-âncora» e «projetos complementares». O desenvolvimento e produção de uma válvula monobloco para jardins ou uma embalagem desenvolvida para a produção da sobremesa «molotof» são alguns exemplos de um amplo conjunto de ações de inovação. “Tivemos ainda um grande projeto mobilizador que foi o Tooling Edge, projeto-âncora que desenvolveu um conjunto de aplicações, nomeadamente embalagens biodegradáveis de paredes finas, com o objetivo de embalar produtos secos. Temos tido bastantes projetos nos últimos anos – em parceria com este cluster – e muitos deles estão a ser preparados ou em fase de avaliação”, sublinha António Pontes.

No Engineering & Tooling Cluster participam não só entidades do sistema científico e tecnológico nacional – como universidades e centros tecnológicos –, mas também empresas ligadas ao desenvolvimento do produto, à produção de produtos em polímeros e compósitos, e ainda ferramentas especiais e moldes. O cluster foi criado em 2008 e tem atualmente mais de 20 projetos em execução. O Engineering & Tooling Cluster conta com a participação principal do IPC, bem como a de outros centros de I&D&I da EEUM, nomeadamente o Centro de Investigação ALGORITMI e o Centro de Engenharia Biológica.

+ info: https://www.iapmei.pt/; http://www.toolingportugal.com
01
02