Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM presente na abertura de Centro de Tecnologia pela Accenture Voltar

quinta-feira, 29/06/2017   
01
A consultora multinacional Accenture inaugurou o novo centro de tecnologia no dia 9 de junho, em Braga. A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) esteve representada pelo Vice-Presidente, Paulo Sampaio.
A Accenture é uma empresa global líder em serviços profissionais, que oferece uma vasta gama de serviços e soluções em estratégia, consultoria, digital, tecnologia e operações. No seguimento do protocolo celebrado em abril deste ano entre a Universidade do Minho (UMinho) e a multinacional – por proposta da EEUM –, esta colaboração tem como missão promover a aproximação entre o meio académico e empresarial, contribuindo assim para o desenvolvimento e transferência de conhecimento. Este protocolo trará ainda um enquadramento a atividades futuras de cooperação académica, técnica e científica.

Depois da inauguração e visita ao centro de Excelência de Braga, a cerimónia contou com a apresentação do novo centro, que esteve a cargo de Susana Mata, Administradora da Accenture. Seguiram-se as intervenções de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, de José Gonçalves, Presidente da consultora, e ainda do Primeiro Ministro, António Costa. A cerimónia reuniu outras personalidades e convidados, entre os quais João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria, e Carlos Oliveira, Presidente da InvestBraga.

Em declarações ao jornal digital Dinheiro Vivo, José Gonçalves reforçou a mais-valia da instalação do centro tecnológico em Braga e a relação de cooperação com a UMinho: “A Universidade dá-nos muita «matéria-prima» e sentimos que, aqui, há mais estabilidade nos recursos humanos, o que significa que não vamos perder tanto o investimento que fazemos na formação das pessoas”.

“Para a EEUM em particular, os alunos têm uma oportunidade única de contactarem com realidades multinacionais, com ambientes organizacionais completamente diferentes do tradicional e com indústrias de tecnologia de ponta. Há 15 anos atrás estas oportunidades não existiam, pelo que acredito que é uma mais-valia para a comunidade académica e também para a própria Accenture”, sublinhou Paulo Sampaio, Vice-Presidente da EEUM.

A consultora multinacional abriu, assim, o segundo centro tecnológico em Portugal. A aposta em Braga deveu-se sobretudo por ser uma cidade jovem, dinâmica e próxima do aeroporto do Porto. Para além disso, trata-se de um centro de tecnologia com projetos de desenvolvimento que conferem um valor acrescentado para as grandes empresas. A Accenture emprega aproximadamente 100 pessoas desde a abertura oficiosa em janeiro de 2017, 70% das quais contratadas sem experiência, e prevê duplicar para 200 pessoas em 2018. 55% das pessoas participam, atualmente, em projetos internacionais, sendo a UMinho a principal parceira em recrutamento e investigação.

+ info: https://www.accenture.com/pt-pt; https://www.dinheirovivo.pt/empresas/accenture-braga-delivery-center-exporta-55-em-servicos-de-tecnologia/
​​​​​​​​   04
01
02
03