Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Alunos da EEUM promoveram Seminário sobre a Indústria 4.0 Voltar

sexta-feira, 30/06/2017   
01
Os alunos do Mestrado em Gestão de Projetos e Engenharia (MGPE) promoveram um seminário intitulado “COMPETIND 4.0 – Competências para a Indústria”, no dia 9 de junho. O evento teve lugar no Campus de Azurém, em Guimarães.
Os alunos do Mestrado em Gestão de Projetos e Engenharia (MGPE) do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) promoveram o seminário “COMPETIND 4.0 – Competências para a Indústria”. Com o objetivo de pôr em prática algumas das competências que adquiriram no primeiro ano do segundo ciclo, este evento recordou os caminhos percorridos desde a Revolução Industrial até à Indústria 4.0, quais os desafios futuros que esta indústria impõe e que tipo de competências devem ter os profissionais nela envolvidos.

O seminário contou com a sessão de abertura que teve como oradores Rui Lima (Professor Associado do DPS), José Cardoso Teixeira (Diretor do Departamento de Engenharia Civil), Rosa Vasconcelos (Vice-Presidente da EEUM) e ainda Cláudio Alves (Diretor do DPS). Seguiu-se uma apresentação em vídeo de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, que reforçou o papel da digitalização da Indústria 4.0 em Portugal: “Portugal tem uma boa indústria de software – como as empresas que estão hoje aqui presentes – já implantada em setores como o automóvel ou o das máquinas, mas tem também todo um conjunto de indústrias tradicionais que nos últimos anos melhoraram muito a sua qualidade, a sua capacidade de resposta, e conseguem hoje produzir com grande flexibilidade e diversidade”.

Depois desta sessão, seguiram-se as apresentações das quatro empresas convidadas. Francisco Almada Lobo – da Critical Manufacuturing, Ricardo Almeida – da Primavera Business Software Solutions, Valentino Pereira – da ITEC, Iberiana Technical e ainda Pedro Vaz Silva – da Bosch Car Multimedia – focaram as suas comunicações no impacto da Indústria 4.0 para a customização dos produtos. Os oradores acreditam que uma boa associação entre as empresas de software e as indústrias de setores tradicionais pode abrir novos mercados e levar as empresas mais pequenas a todo o mundo, seguindo uma lógica de pensamento global. “A Indústria 4.0 é uma área que envolve imensas tecnologias em diferentes estados de maturidade. Do ponto de vista aplicacional, big data, cloud, machine learning e inteligência artificial, acredito que todos estes tipos de tecnologia estão por trabalhar. Este tipo de eventos permite que as pessoas se consciencializem em relação a todas estas áreas que são precisas desenvolver”, esclareceu Francisco Almada Lobo, CEO da Critical Manufacturing.

Relativamente à importância destes eventos para a EEUM, Rui Lima acredita que este seminário permitiu “aproximar, ainda mais, a Escola [de Engenharia] das empresas e obter uma visão destas sobre características de perfil de Engenheiro que estará mais próximo das suas necessidades”. Em termos da organização do evento e pelo facto de este ter sido organizado pelos alunos do MGPE, o docente do DPS da EEUM acrescentou que “o COMPETIND 4.0 – Competências para a Indústria colocou os estudantes a desenvolver projetos reais que lhes possibilitou desenvolver as suas próprias competências”.

O MGPE da EEUM é um projeto de ensino transversal a três departamentos da EEUM (Departamento de Produção e Sistemas, Departamento de Sistemas de Informação e Departamento de Engenharia Civil) e conta com os recursos humanos e know-how disponível nos três departamentos, sendo esta interdisciplinaridade considerada uma mais-valia na área da Gestão de Projeto.

+ info: www.dps.uminho.pt, facebook.com/events/1017570861708485
www.dps.uminho.pt/Default.aspx?tabid=17&pageid=640&lang=pt-PT
01
02
03
04
05