Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Projeto Lamitech presente na TECNET 2017 Voltar

sexta-feira, 30/06/2017   
01
O projeto Lamitech foi apresentado na TECNET, um evento dedicado à tecnologia e criatividade. A apresentação teve lugar nos dias 1, 2 e 3 de junho, em São João da Madeira, distrito de Aveiro.
Dinamizado pela plataforma internacional Fibrenamics da Universidade do Minho (UMinho), o projeto Lamitech decorre de uma parceria com a ERT Têxtil Portugal, uma empresa que se dedica à laminagem de superfícies para aplicação em mercados competitivos e orientados para estilos de vida urbanos e modernos.

O Lamitech nasceu de dois projetos anteriores (financiados pelo QREN) e visa dar a conhecer – diante de um público especializado – as vantagens técnicas e económicas das tecnologias desenvolvidas no âmbito dos laminados técnicos ativos com funcionalidades ao nível da energia, aquecimento, interatividade e isolamento térmico e acústico. O grande objetivo deste projeto demonstrador passa por converter tecnologia em produto, como sublinha Raul Fangueiro, docente da EEUM e coordenador do projeto: “O Lamitech não tem tanto o cariz de desenvolvimento de conhecimento, mas sim o de demonstrar perante o mercado que temos uma tecnologia válida e vantajosa relativamente ao que existe atualmente”.

Um dos projetos anteriores desenvolveu laminados multifuncionais com capacidade de geração de energia – principalmente de dissipação de calor – que resultou num modelo desenvolvido também para o interior de automóveis, com capacidade de aquecimento através da tecnologia das fibras. O outro visou o desenvolvimento de revestimentos de paredes interativos, onde – para além do isolamento térmico e acústico – também oferecia a possibilidade de interagir com os utilizadores num determinado espaço. “A partir daqui, avançamos para um projeto demonstrador destas duas tecnologias, o Lamitech, que visa sobretudo demonstrar tecnologias inovadoras e convertê-las em produtos, no sentido de mostrar ao mercado as vantagens técnicas, económicas e técnico-científicas das tecnologias que foram desenvolvidas e incorporadas nesses produtos”, explica Raul Fangueiro.

Os demonstradores criados a partir do Lamitech subdividem-se em dois grupos: um arquitetónico, denominado de hexossensores, e um automóvel, aplicável aos veículos elétricos. Os hexossensores são muito utilizados em áreas como a reabilitação urbana, onde muitos dos edifícios têm várias lacunas em termos de isolamento. Desta forma, o objetivo passou por dotar estas construções de isolamento térmico e acústico. Por outro lado, a equipa quis também conferir uma certa inteligência ao espaço, tornando-o também interativo com o utilizador. “No que diz respeito à interatividade, criámos um conceito baseado em sensores-atuadores que nos fornece informações imprescindíveis como a luminosidade, a qualidade do ar e a temperatura da sala. Por outro lado, temos também uma interação muito forte do nosso smartphone com esses modelos demonstradores. Criámos, no fundo, uma interação entre o utilizador e o espaço através da tecnologia”, explica Fernando Cunha, um dos investigadores do projeto. Já o demonstrador automóvel – veículo elétrico – e partindo do conceito de mobilidade elétrica, tentou compensar o que é o próprio carregamento do veículo, através da incorporação de painéis fotovoltaicos flexíveis: “Aqui a integração da tecnologia está em laminar, ou seja, de colar os painéis à capota do próprio veículo. É uma tecnologia que não é fácil e que não está acessível no mercado e criámos, assim, uma mais-valia tecnológica e económica”, esclarece Fernando Cunha.

O Lamitech e os seus modelos demonstradores foram apresentados na terceira edição da TECNET, uma feira dedicada à tecnologia, às empresas, à inovação e ao empreendedorismo. Dinamizado pela plataforma internacional Fibrenamics da UMinho e pela ERT Têxtil Portugal, o projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa COMPETE 2020, e conta com 359.900 euros de financiamento.

+ info: http://www.web.fibrenamics.com/pt/; http://www.ertgrupo.com/pt; http://www.tecnet.com.pt/
01
02
03