Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Fibrenamics Green promoveu concurso de criatividade Voltar

segunda-feira, 31/07/2017   
01
A plataforma Fibrenamics Green da Universidade do Minho (UMinho) promoveu um concurso de criatividade no âmbito da comunidade de criativos intitulada “Green Think Thank”. A iniciativa terminou no dia 21 de julho, com a divulgação dos vencedores, Pedro Regadas e Sónia Soeiro.
O Green Think Tank (GTT) é uma comunidade da plataforma Fibrenamics Green da UMinho que agrega profissionais de áreas multidisciplinares ligadas às indústrias criativas através da partilha de ideias. Desenvolver um produto inovador com base em resíduos foi o objetivo principal do concurso composto por dois desafios – um ligado às fibras e o outro às madeiras. O “desafio Fibre” visou o desenvolvimento de um produto inovador com base no modelo demonstrador «Fibre», que tem por base resíduos fibrosos. Já o “desafio Wood” ambicionou a criação de um produto – igualmente inovador – que contemplasse resíduos de madeira.

Esta partilha de ideias e conhecimento pode ser feita através da plataforma da UMinho para a comunidade e vice-versa, como explicou Raul Fangueiro, docente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e coordenador do concurso: “A comunidade criativa do GTT tem autonomia para também ela lançar ideias para o grupo de parceiros do GTT. Se a comunidade tiver um designer com uma ideia interessante, este pode apresentar a sua ideia e nós – enquanto animadores da Fibrenamics Green – vamos encontrar a cadeia de empresas capaz de levar a cabo esse futuro produto”.

O concurso visou eleger a melhor proposta para cada um dos desafios propostos, segundo critérios ligados à inovação, criatividade, sustentabilidade e exequibilidade técnica, bem como contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa em Portugal. “Estas iniciativas têm sempre a função de criar sinergias entre várias áreas do conhecimento. Acredito que a EEUM tem um papel relevante no que diz respeito à colocação da ciência no mercado”, sublinhou o investigador.

A comunidade GTT permitiu a todos os seus membros a possibilidade de usufruir de um acesso a informação privilegiada, de oportunidades de contacto com rede empresariais, de participação em workshops criativos e em concursos de ideias e desafios. O próximo concurso do GTT será sobre plásticos e resíduos minerais e arranca já no mês de setembro.

O Fibrenamics Green conta com 550 mil euros de investimento, 85% dos quais provêm de fundos comunitários do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Norte 2020.

+ info: http://green.fibrenamics.com/green-think-tank/
01
02
03