Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Delfina Sá Soares é a nova diretora da UNU-EGOV Voltar

quinta-feira, 28/09/2017   
1
Delfina Sá Soares, Professora Auxiliar do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), foi eleita diretora da Unidade Operacional em Governação Eletrónica das Nações Unidas (UNU-EGOV) pelo Reitor da UNU e também Subsecretário Geral das Nações Unidas, David Malone. A investigadora assumiu o cargo no dia 1 de setembro.
Delfina Sá Soares, Professora Auxiliar do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e investigadora no Centro de Investigação ALGORITMI (ALGORITMI), também da EEUM, foi eleita, em setembro de 2017, diretora da UNU-EGOV, uma Unidade Operacional em Governação Eletrónica das Nações Unidas, instalada em Guimarães.

A governação eletrónica é, dito de forma simples, a colocação das tecnologias de informação ao serviço do governo e das múltiplas funções de governação do Estado. Este conceito de governação eletrónica inclui, assim, a disponibilização de serviços públicos ao cidadão, aspeto frequentemente mais associado ao termo de governo eletrónico, mas não só. Também envolve aspetos intrínsecos às outras esferas – sociedade, administração pública e política. Assim, aspetos como participação eletrónica, votação eletrónica e as tecnologias utilizadas pelo executivo e pelos próprios partidos políticos – ao nível da tomada de decisão e do policy making – estão também incluídas na governação eletrónica.

A instalação da Unidade Operacional em Governação Eletrónica das Nações Unidas em Guimarães tem tido um impacto muito positivo para a cidade. A investigadora sublinha que o processo de instalação de uma instituição – como é o processo porque tem estado a passar a unidade de governação eletrónica – é sempre um dos períodos mais difíceis, mas reforça que a Unidade tem tido uma colaboração inestimável por parte de toda a autarquia: “Qualquer país deve sentir orgulho de acolher instituições das Nações Unidas. Neste momento, para além da nossa instituição, temos em Portugal, em Lisboa, mais três instituições da UNU, e todo este projeto foi muito bem acolhido pelos sucessivos governos com quem já interagimos”.

Esta Unidade desenvolve vários projetos que passam, por exemplo, pela área das smart cities; avaliação de impactos sociais e económicos da governação eletrónica; participação eletrónica da democracia digital; definição de estratégias e políticas também para a governação eletrónica, e medição, avaliação e monitorização do desenvolvimento da governação eletrónica nos países. A par destas áreas científicas, a Unidade Operacional trabalha outra vertente importante relacionada com a participação em projetos com países menos desenvolvidos, com o objetivo de levar conhecimento, nomeadamente através da formação, mas não só, e experiências a esses países sobre as questões de governação eletrónica. Neste âmbito, tem sido possível estreitar a interação com os investigadores da UMinho, nomeadamente da EEUM. Tem sido possível estabelecer sinergias entre as duas instituições, levando – sempre que possível – essa ajuda e conhecimento aos países menos desenvolvidos.

Enquanto diretora da Unidade, Delfina Sá Soares tem funções tão diversas que vão desde a gestão e administração institucional, gestão de recursos humanos, coordenação científica do programa de investigação da unidade, até ao estabelecimento e gestão de relações de network. A investigadora sublinha que “uma instituição deste tipo não sobrevive nem tem sucesso se não forem estabelecidas redes de relações e colaboração com as universidades e centros de investigação que ao nível nacional e internacional atuam nesta área, bem como com outras instituições do próprio sistema das Nações Unidas e ainda – e sobretudo – com os países, que são o alvo em termos de aplicação do nosso trabalho”.

Delfina Sá Soares licenciou-se em 1994 em Engenharia de Sistemas e Informática e obteve em 2010 o grau de Doutor em Tecnologias e Sistemas de Informação, ambos pela Universidade do Minho. Trabalha no DSI da EEUM desde 2001e é investigadora no ALGORITMI, também da EEUM. É membro do Comité Executivo do Observatório para os Estudos e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (GÁVEA) e membro do Portuguese Chapter of the Association for Information Systems (PTAIS). Delfina Sá Soares participa, orienta e supervisiona projetos de investigação e projetos de intervenção organizacional nacionais e internacionais na área de governação eletrónica e transformação digital, tendo participado em seminários e realizado apresentações no domínio da e-Governance.

Vídeo da entrevista completa em: https://youtu.be/9UuqIOREaZw

+ info: http://www.dsi.uminho.pt; http://algoritmi.uminho.pt; https://egov.unu.edu/
1