Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Portuguese Agrofood Cluster com intervenção da EEUM Voltar

segunda-feira, 27/11/2017   
01
O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação reconheceu recentemente 20 clusters de competitividade nacionais. O Portuguese Agrofood Cluster é o destaque desta edição e conta com a participação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Reforçar a competitividade das empresas do setor agroalimentar através do aumento do seu índice tecnológico, promovendo a produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação; e promover a internacionalização das empresas do setor através da sua capacitação, identificação e captação de oportunidades são os dois principais eixos que se encaixam na missão da associação Portugal Foods.

Os primeiros passos para a criação deste cluster foram dados há cerca de nove anos, através de uma entidade chamada Associação Integralar – uma associação criada por empresas e entidades do sistema científico para o setor agroalimentar. Esta associação rapidamente evoluiu para a marca hoje conhecida como Portugal Foods, que, juntamente com a InovCluster, o AgroCluster e a PortugalFresh, criou o Portuguese Agroofood Cluster. Este cluster tem uma dimensão nacional – tendo a Portugal Foods como promotor líder –, e conta com a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares a presidir o Conselho Estratégico.

“A Portugal Foods – que é a entidade líder deste processo – está centrada na transformação, na indústria alimentar. Trata-se de uma entidade que promove uma forte componente de internacionalização, e muito direcionada para a I&D&I no setor, o que estimula a cooperação entre as entidades do sistema científico e as empresas”, explicou José Teixeira, Presidente do Conselho Científico da Portugal Foods e representante da EEUM através do Centro de Engenharia Biológica (CEB).

Relativamente à relevância da agregação de competências em clusters multisetoriais, José Teixeira não tem dúvidas de que esta união “é o lugar onde as pessoas se podem encontrar e debater ideias. Esta é também uma entidade de integração que ajuda a promover o contacto entre as empresas e as entidades do sistema científico e tenta combater um certo isolamento que possa existir a este nível”.

Da EEUM participam o Centro de Engenharia Biológica (CEB) e o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC). A Portugal Foods conta ainda com a participação de 153 empresas e associações do setor agroalimentar, 12 entidades do sistema científico nacional e cinco entidades convidadas.

O Portuguese Agrofood Cluster foi reconhecido pelo Governo Português em fevereiro de 2017 enquanto Cluster de Competitividade, junto com outros 19 Clusters nacionais, aquando da apresentação do Programa Interface.

+ info: http://www.portugalfoods.org/
01
02