Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda com intervenção da EEUM Voltar

segunda-feira, 29/01/2018   
Cluster Têxtil
O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação reconheceu recentemente 20 clusters de competitividade nacionais. O Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda é o destaque desta edição e conta com a participação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).
Promover o desenvolvimento integrado e sustentável do agregado económico envolvendo têxteis, vestuário e têxteis de aplicação técnica, contribuindo para o reforço competitivo dos pilares estratégicos de sustentação (capital humano; capacidade tecnológica e criatividade; conhecimento e inovação; sustentabilidade e projeção internacional) reflete a missão do Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda.

Este cluster, embora emergente, uma vez que foi criado em março de 2017, surgiu na sequência de um cluster anterior, o da moda. Este último, além de integrar o setor têxtil e o do vestuário, abarcava também as indústrias do calçado e da ourivesaria. “Nesta segunda edição de agregação de competências em clusters multisetoriais, entendeu-se que seria vantajoso existir um cluster mais direcionado para o setor têxtil, concentrado, por um lado, na produção de tecnologia e, por outro lado, na moda”, explicou Fernando Ferreira, representante da EEUM através do Centro de Ciências e Tecnologia Têxtil (2C2T).

Este cluster pretende congregar os diferentes atores do setor, ao nível das empresas, associações, universidades, centros tecnológicos e escolas profissionais. O objetivo é colocar todos estes parceiros juntos e, desta forma, tentar potenciar um desenvolvimento integrado de todo este agregado económico. “Isto passa por olhar para aspetos como o capital humano, o negócio, a internacionalização, a presença em feiras internacionais, não numa lógica de promover projetos em si, mas promover a associação de parceiros que leve ao desenvolvimento de atividades do próprio cluster”, esclareceu Fernando Ferreira.

Da EEUM participam o 2C2T e o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC). A gestão do cluster conta ainda com a participação mais direta de cinco empresas do setor têxtil e duas entidades não empresariais. Este grupo – denominado “Grupo de Alto Nível” – é composto por um conjunto de empresários e entidades de referência empenhadas no reconhecimento e valorização do cluster, com funções fundamentais de “Advisory Group” e face visível do agregado, nomeadamente em ações de lobby e comunicação. Paralelamente, o cluster conta com nove “Grupos de Interesse Especial” composto por um agregado de reflexão e de formulação estratégica em torno dos pilares de intervenção do cluster.

O Cluster Têxtil: Tecnologia e Moda foi reconhecido pelo Governo Português em fevereiro de 2017 enquanto Cluster de Competitividade, junto com outros 19 Clusters nacionais, aquando da apresentação do Programa Interface.

+ info: https://www.iapmei.pt; http://www.programainterface.pt/pt
Cluster Têxtil
Cluster Têxtil
Cluster Têxtil