Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Projeto HeritageCare distinguido pela Comissão Europeia Voltar

segunda-feira, 29/01/2018   
HCare
O projeto HeritageCare foi recentemente distinguido pela Comissão Europeia com a classificação “Ano Europeu do Património Cultural”. A investigação pretende monitorizar e inspecionar edifícios com valor patrimonial com recurso a novas tecnologias.
“Temos uma sociedade em que a manutenção dos edifícios não está na nossa matriz de pensamento, é algo que não é muito importante para nós, mas que é muito importante para os edifícios”, refere Daniel Oliveira, docente do Departamento de Engenharia Civil e investigador do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), coordenador do HeritageCare, um projeto internacional que pretende promover a conservação preventiva do património histórico e cultural em Portugal, Espanha e França.

Com início em setembro de 2016, a primeira fase do projeto já foi concluída, que consistiu em desenvolver um guião para a inspeção detalhada dos edifícios, a realizar numa base regular. Atualmente, a investigação decorre no sentido de desenvolver uma plataforma para as inspeções poderem ser feitas com tablets, sendo posteriormente a informação gerida centralmente.

Até ao momento foram realizadas duas inspeções a edifícios portugueses, sendo que no total do projeto serão cerca de 60 inspeções. Os sistemas de inspeção e monitorização desenvolvidos vão ser amplamente testados e implementados, também, no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

A distinção “Ano Europeu do Património Cultural” foi atribuída ao projeto pela Direcção-Geral da Educação e Cultura (DG EAC), o poder executivo da Comissão Europeia responsável pela educação, cultura, juventude, línguas e desporto. Esta classificação é reservada aos projetos que contribuam para alcançar os objetivos do Ano Europeu do Património Cultural 2018. Desta forma, a Comissão Europeia reconhece o valor acrescentado do projeto HeritageCare para o património cultural da Europa.

+ info: http://heritagecare.eu/
HCare