Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Investigador da EEUM participa em estudo sobre ergonomia tátil Voltar

segunda-feira, 29/01/2018   
EEUM
Pedro Arezes, Professor Catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), participou num estudo pioneiro a nível mundial sobre a ergonomia tátil.
A EEUM, através do investigador Pedro Arezes, do Centro de Investigação ALGORITMI da Escola [de Engenharia], participou num estudo pioneiro a nível mundial sobre o uso de tablets e o seu impacto na saúde dos utilizadores. O trabalho – realizado em parceria com a Universidade de Harvard, nos EUA, e a Microsoft – acaba de ser publicado na revista “Applied Ergonomics”, a mais conceituada da área, e poderá contribuir para a conceção e desenvolvimento de softwares e dispositivos que afetam menos a postura e reduzem o esforço muscular dos utilizadores.

O estudo foi desenvolvido na Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, em Boston, onde Pedro Arezes se encontra temporariamente a trabalhar. O projeto teve como objetivo a avaliação de várias soluções de desenho do software para tablets, numa tentativa de perceber como este pode influenciar a atividade muscular e a postura dos utilizadores.

Prevê-se que os resultados obtidos permitam uma otimização – por parte das empresas – das interfaces usadas nos dispositivos móveis, como os tablets e smartphones, tendo em conta as questões de natureza ergonómica que podem comprometer a saúde e o bem-estar das pessoas. “O estudo que agora publicamos, e as suas recomendações, resultam de uma análise não do equipamento, mas da forma como a interação se dá quando se consideram interfaces diferentes, como por exemplos diversos tipos de botões, com configurações e localizações diferentes”, explica Pedro Arezes.

“O futuro de sucesso que prevejo para a EEUM estará também associado a pequenos contributos como estes. Parece-me que serão estas redes de colaboração que se vão estabelecendo um pouco por todo o mundo que, paulatinamente, vão dando mais e maior visibilidade e reconhecimento à EEUM, de forma a que esta se possa afirmar, nacional e internacionalmente, como uma das principais escolas no domínio da engenharia”, sublinhou o investigador.

O trabalho recorreu à técnica de análise da atividade elétrica muscular e ainda à análise tridimensional do movimento. O projeto que deu lugar a esta publicação esteve sob a coordenação de Jack Dennerlein, da Universidade de Harvard, e resultou numa ligação estratégica entre aquela instituição e a multinacional norte-americana Microsoft.

+ info: O artigo encontra-se disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0003687017302818
EEUM
EEUM