Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

HASLab em projeto internacional para melhorar a segurança de dispositivos médicos Voltar

segunda-feira, 29/01/2018   
HASLab
Projeto internacional tem como objetivo melhorar a segurança dos dispositivos médicos, como monitores de glicose e máquinas de hemodiálise, de forma a reduzir o número de erros ocorridos com a utilização desses equipamentos.
Mais do que nunca, as interações entre dispositivos médicos, como bombas de injeção, monitores cardíacos ou dispositivos para diabéticos, são cada vez mais confiáveis por parte dos profissionais de saúde e dos próprios pacientes. “É, por isso, importante que esses dispositivos comuniquem e operem de forma confiável em conjunto”, referem os investigadores, em declarações à agência Lusa.

José Creissac, docente no Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e investigador do Centro de Investigação em Software Confiável da EEUM (HASLab/INESC TEC), é um dos dois investigadores portugueses que integram a equipa. “O grande objetivo do projeto ‘Medical Devices Interoperability’ é transformar a forma como os dispositivos médicos são desenhados, testados, comprados e usados, reduzindo o número de erros médicos e, de certa forma, salvando vidas”, afirma.

A investigação tem por base um estudo da Food and Drug Administration (FDA), a agência norte-americana responsável pelo controlo de produtos para consumo alimentar, das drogas e dos dispositivos médicos, em colaboração com o INESC TEC e com dados entre 2012 e 2015, que concluiu que 12% das ordens de recolha de dispositivos médicos deviam-se a problemas de software, muitos dos quais detetados através da interação entre os enfermeiros e a máquina. Em 2% dos casos, esses dispositivos podiam levar os profissionais de saúde a tomar decisões que colocavam em risco a vida dos pacientes, acrescentam os investigadores.

Um dos objetivos do projeto é assegurar que os designers e fabricantes desses aparelhos produzam e forneçam informação sobre o respetivo desempenho, funcionamento e características, para que aqueles que o usem possam fazê-lo em segurança.

Deste projeto resultará, ainda, uma norma que, após aprovação, servirá de referência para os regulamentos a definir nos Estados Unidos e, provavelmente, na Europa, incluindo Portugal.

Fonte: Lusa

+ info: https://www.fda.gov/medicaldevices/scienceandresearch/researchprograms/ucm477390.htm
HASLab