Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM estuda mobilidade mais sustentável Voltar

segunda-feira, 30/04/2018   
EEUM
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) está a coordenar um projeto europeu que visa desenvolver um sistema de navegação para melhorar a circulação de peões nas cidades, com vista a estimular formas de mobilidade sustentável.
O projeto chama-se Smart Pedestrian Net – Smart Cities are Walkable (SPN) e tem como objetivo desenvolver um modelo de análise do espaço urbano a adotar em ferramentas de navegação para peões, que também poderá ser usado pelas entidades responsáveis pela gestão de espaços urbanos. O projeto visa alcançar a definição de um modelo que permita ser implementado a nível da gestão do território, neste caso, na gestão das cidades. Por outro lado, esse modelo também deve permitir que os utilizadores da cidade comecem a desenvolver uma melhor perceção da mesma para caminhar a pé.

“O que nós pretendemos é que as pessoas tenham uma melhor perceção de que a cidade está preparada para que elas circulem a pé. Isto permite que os utilizadores deixem o automóvel mais longe e façam o resto do percurso a pé, mesmo que este implique uma distância mais longa”, explicou Rui Ramos, coordenador do projeto e Professor Associado no Departamento de Engenharia Civil da EEUM.

O novo sistema de navegação está a ser desenvolvido pelo Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) da EEUM e junta a Universidade do Minho, a Universidade de Bolonha, a Universidade Europeia de Chipre e a Associação para o Desenvolvimento Sustentável e Inovador em Economia, Ambiente e Sociedade, da Áustria. Mais do que um serviço, a futura aplicação terá em vista criar as ferramentas necessárias para recolocar a deslocação a pé num lugar de destaque, que consiga influenciar as políticas de gestão das cidades.

A temática da gestão territorial ainda se encontra subdesenvolvida ao nível de projetos, pelo que trabalhar com as cidades do Porto e Bolonha vai permitir que o projeto tenha uma maior visibilidade à escala internacional. “O SPN vai ainda permitir que a EEUM tenha um conjunto de investigadores, que serão recursos humanos que nos vão permitir consolidar e alavancar a capacidade de investigação ao nível da academia”, lembrou Rui Ramos.

O SPN tem a duração de dois anos (2017 a 2019) e conta com um financiamento de 240 mil euros provenientes da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

+ info: http://ctac.uminho.pt/
EEUM