Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Investigador do 2C2T nomeado leading author num órgão científico das Nações Unidas Voltar

terça-feira, 31/07/2018   
Andrea Zille
O Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas é uma organização científico-política criada no âmbito das Nações Unidas, sendo o principal organismo internacional para a avaliação das mudanças climáticas.
Andrea Zille, investigador doutorado do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), foi nomeado autor principal de um grupo de trabalho do IPCC (Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas) para a revisão 2019 das diretrizes para os inventários nacionais dos gases com efeito de estufa (2019 Refinement to the 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories). Com a participação de mais de 190 especialistas, este relatório que remonta a 2006, tem como objetivo atualizar e refinar a orientação metodológica do inventário atual de forma a manter-se cientificamente atualizado.

O investigador é agora responsável pela edição de um novo capítulo dedicado às emissões da indústria têxtil, nomeadamente atualizar os fatores de emissão dos fluorocarbonos na atmosfera nesta indústria. O convite surgiu no seguimento da colaboração já existente como coautor desta publicação.

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o órgão criado no âmbito da ONU para avaliar a ciência relacionada à mudança climática. Foi estabelecido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1988, para fornecer aos líderes políticos avaliações científicas periódicas sobre as mudanças climáticas, as suas implicações e riscos, bem como para propor estratégias de adaptação e mitigação.

Andrea Zille é licenciado em Ciências do Ambiente com especialização em Bioquímica Ambiental pela Universidade de Veneza, Itália, em 2000. Mais tarde, em 2005, concluiu o doutoramento em Engenharia Têxtil, ramo de Química Têxtil, na Universidade do Minho. Entre 2006 e 2011, concluiu dois pós-doutoramentos na Universidade do Minho e no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC). Entre 2011 e 2015 foi Investigador Auxiliar do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Universidade do Minho, no âmbito do programa “Ciência 2008”. Atualmente é Investigador Principal no 2C2T no âmbito do contrato-programa “Investigador FCT” e lidera a linha de investigação "Biotecnologia e nanotecnologia aplicada aos materiais", participando em inúmeros projetos nacionais e internacionais.
Andrea Zille