Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
​​​

Internacionalizar​​

A Internacionalização do Ensino Superior, naquela que é conhecida como a Era da Globalização, mais do que uma recomendação, tornou-se uma imposição para que as instituições possam manter o seu papel competitivo, a nível nacional e internacional, acarretando uma série de estratégias e desafios que lhe são subjacentes.

As atividades de internacionalização da EEUM têm vindo a promover uma rede de partilha de know-how e competências, dando a oportunidade aos seus alunos de participar em projetos de cooperação com instituições de topo a nível mundial. A internacionalização da Escola contribui em grande medida para a formação de engenheiros qualificados, preparando os graduados para um mundo de trabalho globalizado.

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), consciente da necessidade e importância de afirmação no panorama internacional, tem vindo a assumir, nos últimos anos, a Internacionalização como uma das suas prioridades. No Plano Estratégico da Escola de Engenharia – Agenda 2020, identificou a Internacionalização como uma das suas três áreas estratégicas, a par da Excelência de Investigação e da Implementação de Bolonha, procurando atingir o seu objetivo último: Uma Escola para a Sociedade. Esta visão é partilhada pela atual equipa da Presidência, que tomou posse em outubro de 2019, e que aponta a Internacionalização como uma das 7 áreas-chave do seu Programa de Ação.

Os objetivos traçados pela Escola têm vindo a ser refletidos e atualizados nos Planos de Atividades e Orçamento, publicados anualmente, mas tornou-se relevante o desenvolvimento de um Plano Estratégico de Internacionalização da EEUM (PEI-EEUM) para uma ação estruturada e reforçada nesta área, com vista a um melhor posicionamento e fortalecimento da política de internacionalização da Escola. O PEI-EEUM definiu um conjunto de ações que terão como objetivo fortalecer e intensificar as seguintes linhas estratégias:

  • Linha Estratégica 1: Internacionalização da EEUM e promoção da sua política de Internacionalização.
  • Linha Estratégica 2: Internacionalização da oferta académica e fomento da mobilidade internacional.
  • Linha Estratégica 3: Internacionalização das atividades de Investigação e de Cooperação.

Aqui poderá conhecer o enquadramento e resultados das atividades de internacionalização da Escola, em particular no que se refere às várias iniciativas bilaterais e projetos europeus e internacionais em que participa, os projetos de ensino internacionais de mestrado e doutoramento que oferece e coordena e ainda informação acerca dos protocolos institucionais celebrados. Estão ainda disponíveis vários testemunhos de alunos provenientes de todos os continentes que escolheram a EEUM como a sua casa!