Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​​Curriculum Development in Data Science and Artificial Intelligence - DS&AI

Sob coordenação do Asian Institute of Technology, na Tailândia, o projeto Curriculum Development in Data Science and Artificial Intelligence (DS&AI) envolve um consórcio de quinze parceiros e um financiamento de total de cerca de um milhão de euros. O projeto, com início em novembro de 2018 e término em novembro de 2021, enquadra-se na Ação-Chave 2 do Programa Erasmus+: Reforço de Capacidades no domínio do ensino superior.

O principal objetivo do projeto é melhorar as competências em Data Science (DS) e Artificial Intelligence (AI) das Instituições de Ensino Superior dos Países parceiros participantes, isto é, Tailândia, Indonésia e Sri Lanka, através do desenvolvimento de novos currículos, nomeadamente a criação de um programa de mestrado inovador em DS & AI.

Com o projeto, pretende-se, ainda, desenvolver cursos de formação especializada sobre o tema, dirigidos especialmente a profissionais da área, com o objetivo de cobrir necessidades imediatas de formação de pessoal das empresas locais e regionais, bem como promover a cooperação, o intercâmbio de conhecimento e as boas práticas na área de estudo entre as Instituições de Ensino Superiores Parceiras.

A equipa da UMinho conta com os investigadores do Centro Algoritmi da Escola de Engenharia João L. Monteiro, Adriano Tavares, Maribel Santos, Jorge Cabral, Tiago Gomes e Sandro Pinto. O Gabinete de Internacionalização da EEUM também integra o projeto, representando a equipa da UMinho no Quality Board.

A UMinho, com um orçamento de cerca de 70 000 euros, lidera o Work Package 3: Academic Staff Training and preparation for delivery, cujas principais atividades passam pela "capacitação do pessoal docente e não docente responsável pela entrega do curso de mestrado em DS&AI, englobando visitas às IES europeias para formação e cursos intensivos online. A UMinho irá ainda liderar a atividade relativa à criação e estabelecimento dos 'Data Science Laboratories' nos países parceiros, bem como o planeamento do programa de estágios curriculares, inserido no curso de mestrado que será desenvolvido", conforme refere o Investigador Responsável, João L. Monteiro.

O consórcio, constituído por doze universidades, conta com três IES tailandesas, três indonésias, duas cingalesas, uma da Grécia e uma dos Países Baixos, para além da Universidade do Minho. São, também, parceiras três empresas gregas.​