Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Instituto de Polímeros e Compósitos da EEUM tem novo Diretor Voltar

terça-feira, 02/05/2017   
1
Júlio César Viana, Professor Associado do Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) da EEUM, tomou posse a 11 de abril como Diretor do Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC) da EEUM.
Júlio César Viana, Professor Associado do Departamento de Engenharia de Polímeros (DEP) da EEUM, foi eleito diretor do IPC para o biénio 2017-2019. A equipa da direção conta ainda com Olga Carneiro, Professora Associada com Agregação do DEP, como diretora-adjunta.

Nas palavras de Júlio César Viana, este biénio é visto como “um período de desafios, que o IPC estará pronto para enfrentar e para contribuir para o crescimento da Escola de Engenharia”, refere o docente. “Pretendemos ser uma unidade de investigação diferenciadora para a Escola, mas também para a Universidade do Minho”, termina.

Júlio César Viana licenciou-se em 1991 em Engenharia de Produção e obteve em 2000 o grau de doutor em Ciência e Engenharia de Polímeros, ambos pela Universidade do Minho. É Professor Associado no DEP da EEUM desde 2008 e as suas áreas de interesse centram-se no comportamento mecânico de polímeros, nas relações entre a morfologia e as propriedades, nas técnicas não-convencionais de manufatura, nos sistemas avançados de polímeros e na sua integração em produtos e em produtos inteligentes.

Publicou em coautoria 117 artigos em revistas internacionais e capítulos de livros e mais de 230 comunicações em atas de conferências internacionais e nacionais. Coordenou/participou mais de 17 projetos de I&D (nove pela FCT e oito europeus). Desenvolveu várias atividades para a indústria, tendo sido diretor/consultor de 19 projetos de I&D+i. É ainda coautor de quatro patentes.

O IPC/i3N tem como missão contribuir para o avanço na ciência e tecnologia de polímeros e compósitos, auxiliando na geração de valor acrescentado para a indústria portuguesa, através da aplicação de resultados de I&D e da sua transferência para o setor económico, bem como a formação de recursos humanos altamente qualificados, e a promoção do papel e da importância dos materiais poliméricos na sociedade. O IPC/i3N integra o Laboratório Associado i3N, Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (www.i3n.org), unidade de investigação classificada como “Excecional” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT (2014). A atividade de investigação do IPC/i3N desenvolve-se em torno de duas vertentes principais: uma ligada à Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos e a outra às Nanociências e Nanotecnologias com estes materiais.

+ info: http://ipc.uminho.pt/; http://www.dep.uminho.pt
1
2
3
4
5
6