Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

EEUM e Universidades de Albânia e Itália colaboram em novo programa doutoral Voltar

segunda-feira, 31/07/2017   
Com o objetivo de ampliar a internacionalização entre universidades a nível académico, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) criou um programa doutoral em parceria com a POLIS University, na Albânia, e a Universidade de Ferrara, Itália.
O programa doutoral em Arquitetura e Planeamento Urbano resulta de uma parceria internacional entre a Universidade de Ferrara, na Itália, e a POLIS University, na Albânia. A Universidade de Tecnologia, na Eslováquia, a Universidade de Pécs, na Hungria, e a Universidade do Minho participam na formação e atividades de investigação incorporadas neste programa doutoral.

Com a duração de três anos e arranque no ano letivo de 2017/2018, o programa doutoral prevê complementar os pressupostos da Arquitetura com os do Planeamento Urbano. A primeira área visa capacitar os estudantes para as teorias e métodos de design para as construções sustentáveis; design inclusivo, acessibilidade aos espaços, produtos e serviços, e design sustentável; tecnologias e materiais inovadores para projetos industriais, construções e de estruturas; materiais e técnicas para a conservação do património histórico, manutenção de construções e considerações sobre o ciclo de vida dos edifícios; e ainda pressupostos ligados às inovações e processos para o uso e conservação do património cultural.

A segunda área foca-se na modernização ambiental e reabilitação dos tecidos urbanos existentes nas cidades de hoje e do futuro; no papel do património histórico e cultural do ambiente e da paisagem no desenvolvimento urbano pós-industrial, com especial referência às políticas de desenvolvimento local sustentável; no território, paisagem e regeneração do ambiente construído, e ainda nas políticas de governação e desenvolvimento das cidades através da gestão de terras e ferramentas económicas e financeiras.

”Estas colaborações são sempre importantes para a EEUM, sobretudo ao nível do terceiro ciclo. A Universidade de Ferrara é uma universidade de referência – com a qual temos um contacto muito próximo – e este intercâmbio de alunos é uma mais-valia para a nossa Escola”, esclareceu Manuela Almeida, docente do Departamento de Engenharia Civil (DEC) e investigadora do Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC), ambos da EEUM.

+ info: http://www.unife.it/studenti/dottorato/concorsi/idaup-call
01